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Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

7 Agosto 2008

A Unimed, constantemente, busca soluções e melhorias para satisfazer seus clientes.  Por isso, sempre que achar necessário entre em contato conosco e esclareça as suas dúvidas.

Entendendo o plano de saúde

O contrato de plano de saúde estabelece os direitos e os deveres do beneficiário e da Operadora. Portanto, leia atentamente o seu contrato e conheça o produto adquirido. Para facilitar sua compreensão, separamos alguns pontos mais relevantes.

1. O seu contrato pode ter área de abrangência Nacional ou Regional.

NACIONAL: atendimentos eletivos em todo o Brasil, onde possua Unimed.

REGIONAL: atendimentos eletivos no Extremo Sul da Bahia, rede referencial da Unimed Vitória/ES e suporte de atendimento em Belo Horizonte/MG.

2. A sua acomodação pode ser em Apartamento ou Enfermaria.

APARTAMENTO: quarto individual.

ENFERMARIA: quarto coletivo.

* Se, no ato da internação, optar por uma acomodação diferente da oferecida pelo seu plano, deverá pagar, diretamente ao hospital, a diferença entre acomodação e honorários médicos. A Unimed não se responsabiliza pelos valores cobrados, nem pela negociação.

3. Como forma de contribuição o seu plano pode ser com co-participação (Participativo) ou sem co-participação (Plus).

PLUS: pagamento, apenas, da mensalidade.

PARTICIPATIVO: mensalidade menor e o beneficiário participa com 50% dos valores relativos aos atendimentos ambulatoriais, limitados a R$50,00 por procedimento e isento de contribuição para internações clínicas e cirúrgicas.

* A Unimed não se responsabiliza pelo custo de exames solicitados por médicos não cooperados ou não autorizados, ou executados em serviços não credenciados. O seu plano de saúde não prevê reembolso, havendo uma extensa rede credenciada e médicos cooperados para prestarem o atendimento necessário à sua saúde.

4. O contrato de plano de saúde possui duas situações de reajuste.

REAJUSTE ANUAL: quando completa-se 12 meses de contrato; e

REAJUSTE POR FAIXA ETÁRIA: a qualquer tempo, quando da data de aniversário do beneficiário e havendo mudança da faixa etária (conforme previsto em contrato). Os percentuais de aumento entre as faixas etárias obedecem aos da composição da tabela de preço (planos não-regulamentados) ou aos explicitados na proposta de admissão/termo de adesão/contrato (planos regulamentados).

5. Remoção: planos não-regulamentados.

Os contratos não-regulamentados não cobrem remoção (nem terrestre, nem aérea). Havendo interesse em acrescentar mais esta segurança ao seu plano, procure a Unimed e adquira o opcional do Transporte Aeromédico.

Central de Vendas: Teixeira de Freitas (73) 3263.8000 / Itamaraju (73) 3294.3740

6. Urgência e emergência: durante o período de carência.

Após assinatura do contrato, passadas 24h, os casos de urgência e emergência serão atendidos, de acordo com a Lei 9656/98 resolução nº13 CONSU, obedecendo ao tipo de plano contratado e cláusulas específicas. Não sendo caracterizada urgência ou emergência, conforme definições previstas em lei, não haverá obrigatoriedade de atendimento por parte da Unimed Extremo Sul.

URGÊNCIA: é o evento resultante de acidente pessoal ou de complicação no processo gestacional.

EMERGÊNCIA: é o evento que implicar no risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o usuário, caracterizado pelo médico assistente.

Nos casos de emergência e de complicações no processo gestacional o usuário terá como direito a assistência ambulatorial, por 12h, conforme previsto em contrato. O atendimento hospitalar (centro cirúrgico e/ou internação) só se efetivará, antes do cumprimento da carência de 180 dias, nos casos de acidentes pessoais.

7. Suspensão do atendimento por inadimplência.

Todos os contratos, seja coletivo ou individual, possuem cláusulas específicas sobre a suspensão e/ou cancelamento dos atendimentos por atraso no pagamento das mensalidades. Verifique o seu contrato e esteja atento à Lei 9656/98, artigo 13, item II que permite a suspensão do atendimento:

“...por fraude ou não-pagamento da mensalidade por período superior a 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, nos últimos doze meses de vigência do contrato...”.

Mensalmente, no corpo do seu boleto de pagamento, esta mensagem vai impressa alertando para a importância da quitação da mensalidade para a manutenção da sua assistência médico-hospitalar.