Janeiro Branco: Colaboradores da Casa Unimed são alertados para os cuidados com a saúde mental

Janeiro Branco: Colaboradores da Casa Unimed são alertados para os cuidados com a saúde mental

14 Janeiro 2021

Todo Cuidado Conta é o lema da Campanha.

A Blitz alertou para os cuidados com a saúde mental, oferecendo vários serviços de saúde.

"Todo Cuidado Conta", não é mesmo? Não é só para os cuidados com a saúde física que a Unimed Gov. Valadares conscientiza a sociedade. Cuidar da saúde mental também é qualidade de vida para a Cooperativa. Participando da campanha "Janeiro Branco", a Casa Unimed realizou ontem (13), a "Blitz Saúde Mental".

As atividades envolveram Enfermeiros, Psicólogos e a equipe de Psiquiatria.

O evento alertou os colaboradores para os cuidados com a saúde mental. Beneficiários que aguardavam atendimento foram convidados a participarem dos serviços oferecidos. Cerca de 60 pessoas compareceram, com acesso a aferição de pressão arterial; auriculoterapia; massagem; aplicação de escala de estresse; orientação profissional e música ao vivo.

Colaboradores receberam "Amorprazol - amar é o melhor remédio". Música ao vivo alegrou o evento.

O Janeiro Branco na Casa Unimed teve atendimento de Enfermeiros e Psicólogos. A equipe de Psiquiatria acompanhou as ações. Quem aproveitou a programação foi a Fonoaudióloga, Daniele Nunes. "Neste tempo em que vivemos passamos por ansiedade e incertezas. Esse evento, com profissionais nos ouvindo, ajuda a seguir em frente. Se a cabeça não estiver boa, o corpo adoece", disse.

A Psicóloga Emyliane Lima, escutou os colaboradores, onde os inteirou sobre os hábitos para evitar que adoeçam. "O Janeiro Branco mostra a importância da conscientização e de pequenas atitudes que realizamos, que promovem o adoecimento. A Campanha é um alerta para que tenhamos lazer e cuidados com o corpo. Verificar também os sintomas de ansiedade, principalmente na pandemia. Que o ano se inicie com hábitos saudáveis e olhando a saúde mental. Quem cuida da mente, cuida da vida".

Apoiam as atividades a Clínica de Fisioterapia, Programa Saúde no Trabalho (PST), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Atendimento Especializado, Manutenção e Gestão da Comunicação e Marketing.

ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) chama a atenção para os cuidados com a saúde mental. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas (5,8%), atrás dos Estados Unidos (5,9%). O Brasil tem a maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Fonte: Agência Brasil


Voltar

Segundo momento de inauguração da Capela do Hospital Unimed

Segundo momento de inauguração da Capela do Hospital Unimed

Segundo momento de inauguração da Capela do Hospital Unimed

21 Outubro 2019

O Bispo Diocesano de Governador Valadares, Dom Félix e o Padre Francisco Vidal presidiram em 18 de outubro o segundo momento de inauguração da Capela Ecumênica do Hospital Unimed. O novo espaço destinado a orações foi inaugurado com a presença de convidados, colaboradores, médicos, Direção da Unimed e da unidade hospitalar.

O local já está acolhendo os profissionais da Cooperativa, pacientes e familiares para momentos de conforto e reflexão individual. A Capela Ecumênica do Hospital Unimed está situada no 1º andar da unidade, na Av. Veneza, 1300, Bairro Grã Duquesa.

O Médico Cooperado Alergista Dr. Aloisio Proba, que também é Ministro da Eucaristia e realiza orações para pacientes nos leitos, esteve no evento e falou sobre a importância da capela. "Essa capela é uma realização após dois anos que fazemos atendimento individual aos paciente internados, levando a palavra de Deus. Abrimos um espaço interessante para os acompanhantes. O local ajuda à todos a terem um momento íntimo com Deus. Aqui os médicos e colaboradores do Hospital Unimed se colocarão na presença de Deus, pedindo força, apoio e consolo", disse.

O Padre Vidal se manifestou em nome da Diocese pelos momento de fé que a capela proporcionará. "É uma benção a Capela Ecumênica. Agradecemos a Unimed intensamente o acolhimento à nossa igreja. A Diocese de Governador Valadares manifesta gratidão pela oportunidade de termos esse espaço de oração", expressou.

Segundo o Diretor Presidente da Unimed Gov. Valadares, Dr. Anderson Pereira dos Santos, com a disponibilização da Capela Ecumênica os pacientes e acompanhantes ganham mais suporte no tratamento. "As pessoas hoje estão carentes de amor e carinho. Essa estrutura da capela é um ponto de partida importante para quem precisa de um tratamento espiritual. Essa data de inauguração está marcada como um dia de alma e espiritualidade".