Tipos de Parto

Tipos de Parto

 

Nem sempre é possível antecipar qual tipo de parto você vai ter, pois vários fatores contribuem para a indicação. Entre os quais, destacam-se as condições de saúde da mãe e do bebê, a posição da criança dentro do útero e a estrutura da bacia da mãe. O importante é ficar tranquila e conversar com o seu médico sobre a melhor opção para você e seu bebê.

O parto normal
Nesse tipo de parto, a saída do bebê ocorre de forma natural, pois é impulsionado pelas contrações uterinas, ocorre uma recuperação mais rápida da mulher, além de ser menor o risco de hemorragia e infecção. A amamentação normalmente ocorre com mais facilidade devido aos hormônios que são liberados durante o trabalho de parto normal. Também existem vantagens para o bebê, como a redução dos riscos de desenvolver problemas respiratórios e de adquirir infecções.

O parto cesáreo
No parto cesáreo, a retirada do bebê ocorre por meio de uma cirurgia e, preferencialmente, somente deve ser indicado em situações em que o parto normal traga maiores riscos para mãe ou para o bebê, como quando não há dilatação vaginal, quando o bebê não se encontra na posição adequada, quando há sangramentos vaginais, quando o bebê é muito grande, entre outros casos particulares que deverão ser avaliados pelo médico que a acompanhou no período de pré-natal.

Preferencialmente, o parto, mesmo o agendado, deve se dar entre a 39ª e 40ª semana de gestação. Agendar uma cesárea de baixo risco antes desse período pode aumentar a possibilidade de problemas relacionados à prematuridade do bebê.  Por isso, antes de qualquer decisão, converse com o seu médico sobre os benefícios do parto normal. 

 

Taxa de parto normal e cirurgia cesariana
A gestante ou seu representante legal terão informações sobre o percentual de partos normais e de cirurgias cesáreas realizadas por médicos cooperados e hospitais credenciados. No documento não disponibilizamos a quantidade de partos particulares ou feitos pelos profissionais em outra operadora de plano de saúde. 

Para receber as informações adequadamente entre em contato pelo chat online.

 

Na Grande Florianópolis, a Unimed oferece Clinicas Obstétricas 24h, que estão preparadas para atendê-la  a qualquer hora, confira abaixo:

Clínica Santa Helena - Hospital Participante
Rua: Álvaro Soares de Oliveria, 117
Bairro: Itaguaçu
Florianópolis – SC
Contato: (48) 3271-4400
www.clinicasantahelena.com

Ilha Hospital e Maternidade
Rua: Deputado Antônio Edu Vieira, 1414
Bairro: Pantanal
Florianópolis – SC
Contato: (48) 3234-0770 ou (48) 3039-9600
www.ilhahospital.com.br

Hospital S. José e Maternidade Chiquinha Gallotti
Rua: Mal. Deodoro da Fonseca, 02
Bairro: Centro
Tijucas – SC