Programas, cursos e oficinas

     

 

Programa Leve Infância

O Programa é realizado por equipe multiprofissional e tem como objetivo acompanhar
e promover a saúde da criança, desde o período gestacional até os dois anos de idade.
E contribuir para o desenvolvimento e melhora da qualidade de vida da família. Os
beneficiários da Unimed Grande Florianópolis encontram em nosso Programa:
• Curso e Oficinas;
• Consultório de amamentação;
• Telemonitoramento.

 

Ações do Programa (iniciativas virtuais)


CURSO DE GESTANTES
Palestras ministradas por equipe multiprofissional, que compreende profissionais de enfermagem, medicina, nutrição e psicologia. O curso tem por objetivo preparar, ajudar e acolher a família nesta nova fase, e aborda os temas do período pré-natal, do nascimento, da amamentação, da nutrição e do período pós-gestacional.
*Gestantes de todas as idades gestacionais. O Curso acontece a cada 3 meses. Curso com duração de 4 dias, no período noturno. Na modalidade online.

 

OFICINA DE INTRODUÇÃO ALIMENTAR
Profissional de nutrição compartilhará conhecimento sobre essa nova fase para dar mais segurança e tranquilidade aos cuidadores.
*Bebês de 3 a 7 meses de idade. A Oficina acontece a cada 4 meses. A Oficina conta com 1 encontro, no período vespertino. Na modalidade online.

 

CONSULTÓRIO DE AMAMENTAÇÃO

Profissionais de enfermagem realizam a avaliação e acompanhamento do processo de amamentar, além de esclarecerem e instruírem sobre dúvidas acerca do aleitamento materno e dos cuidados com o recém-nascido.
*Consulta por videoconferência

 

TELEMONITORAMENTO
No telemonitoramento, os questionários são aplicados por intermédio de ligação telefônica ou mensagem por aplicativo, quando necessário, e são executados por estagiário graduando em enfermagem. O acompanhamento e o monitoramento do desenvolvimento da criança é realizado do nascimento até os 2 anos de idade; além de oferecer as ações disponíveis no Programa.

 

OFICINA PAPO DE AVÓS
No formato roda de conversa, a oficina que é ministrada por enfermeira e psicóloga, conversa com os avôs e futuros avôs para trocas de experiências sobre as suas vivências, guiados pelos profissionais acerca das novas recomendações sobre gestação, parto e puerpério, o novo papel de avô/avó e como melhor preparar-se para esta mudança.
*Avós maternos ou paternos do período gestacional até 1 ano de vida da criança. A oficina conta com 1 encontro.

 

CURSO DE GESTANTES
Encontros com equipe multidisciplinar, que compreende profissionais de enfermagem, medicina, nutrição, psicologia, educação física e fisioterapia. O Grupo tem por objetivo levar informações baseadas em evidência científica à gestante e seu companheiro ou companheira acerca de todo o período gestacional, parto e puerpério.

 

Quer participar?

Confira os horários disponíveis pelo telefone (48) 3216-8999 (Opção 4), pelo e-mail movimentounimed@unimedflorianopolis.com.br ou via WhatsApp 0800 048 3500 (opção 5).

Acesse aqui o Termo de Adesão ao Programa Leve Infância.

 

Espaço Parto Adequado

Motivada pelo número excessivo de cesarianas praticadas no setor suplementar de saúde brasileiro, número este acima dos níveis mundialmente aceitáveis, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e apoio do Ministério da Saúde, desenvolveram o Projeto Parto Adequado - PPA.
O PPA, pretende identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, além de disseminar informação e ofertar cuidados que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar.

Referência: ANS. Agência de Saúde Suplementar. Parto Adequado. Disponível em: http://www.ans.gov.br/prestadores/parto-adequado. Acesso em: 15/06/2020.

Conheça mais a respeito dos tipos de parto clicando aqui.