Voltar

Atendimento em casa melhora qualidade de vida de cliente de 101 anos

Atendimento em casa melhora qualidade de vida de cliente de 101 anos

Conheça a história de dona Conceição, que recebe atendimento pela Unimed Lar.

Atendimento em casa melhora qualidade de vida de cliente de 101 anos

Conheça a história de dona Conceição, que recebe atendimento pela Unimed Lar.

30 Setembro 2020

No Dia do Idoso, celebrado nesta quinta-feira (1º/10), uma das clientes mais longevas da Unimed Grande Florianópolis, dona Conceição Vargas Ramos, 101 anos, completa também um ano e dois meses sem frequentar o hospital ou o consultório médico. Isso porque, neste período, todo o atendimento foi realizado a domicílio, por meio da Unimed Lar, que beneficiou 282 clientes da cooperativa médica em agosto.

Criado em 1999, o programa é oferecido como um adicional aos clientes da Unimed Grande Florianópolis que se encaixam no perfil e nos critérios de elegibilidade, como residir na área de abrangência e ter um familiar ou responsável residindo junto ao paciente. Para dona Conceição, a primeira visita domiciliar ocorreu em julho de 2019. Logo após comemorar seu centenário em uma festa cheia de amigos e familiares, ela teve uma infecção urinária grave e permaneceu 10 dias internada no Hospital Unimed para fazer medicação intravenosa. Ao ganhar alta, o atendimento passou a ser realizado diretamente em sua casa, no Estreito, por uma equipe multidisciplinar. 

“Ela realmente impressiona pela lucidez, aos 101 anos de idade. Conversa bastante, tem uma boa saúde e usa poucas medicações”, explica o doutor Patricio Alfredo Valenzuela Fuentes, que realiza o acompanhamento. “Dona Conceição tem um quadro de hipertensão controlado, sem outras fragilidades que precisem de tratamento. A restrição de movimento é por conta da artrose, que é natural dessa idade”, complementa o clínico geral.


Dona Conceição e a simpatia nos seus 101 anos de idade

 

Dona Conceição usa aparelho auditivo e deixou de caminhar há alguns meses, quando passou a usar a cadeira de rodas. Uma vez por mês, caso não haja intercorrências, a equipe do Programa da Unimed Lar a visita para examiná-la (foto abaixo), fornecer orientação e verificar os medicamentos . O atendimento humanizado e personalizado contribui para a qualidade de vida dela. 

“A Unimed Lar é uma comodidade que traz bastante tranquilidade para a família. Os profissionais são extremamente atenciosos, solícitos e simpáticos. O doutor Patricio  conversa muito com ela, é uma pessoa de quem ela gosta bastante”, conta sua filha, a escritora Maria Luiza Vargas Ramos, que vive no mesmo prédio, distante apenas alguns degraus.

Nascida em Alegrete, no Rio Grande do Sul, dona Conceição reside em Florianópolis desde que ficou viúva, há 16 anos. É saudável, come de tudo, toma banho sozinha com assistência, escova os dentes e vai ao banheiro. 

Um de seus momentos preferidos do dia é a visita de uma profissional  encarregada de ler para ela seus romances preferidos, a Bíblia e os jornais. Além disso, a família contratou três cuidadoras que se revezam para cuidá-la durante o dia, a noite e os finais de semana.

O plano de atendimento domiciliar de dona Conceição, assim como o de cada cliente cujo perfil se enquadra no programa da Unimed Lar, foi realizado por uma equipe multidisciplinar. “Este planejamento é traçado a partir do nível de complexidade de cada paciente, que pode ser classificado em atendimentos pontuais, como sessões de fisioterapia pós-cirurgia ortopédica, casos agudos até conseguir realizar na rede credenciada, e vai até a internação domiciliar, situações mais complexas ”, explica a coordenadora do Unimed Lar, Bruna Faoro.

Os atendimentos podem incluir nutricionista, assistente social, fisioterapeuta,  psicólogo e fonoaudiólogo. Antibioticoterapia, medicação endovenosa, hidratações e oxigenioterapia são alguns dos procedimentos oferecidos. De acordo com Bruna, o atendimento busca evitar a internação hospitalar, reduzir os riscos de infecção hospitalar, preservar o convívio familiar do paciente e até proporcionar uma recuperação mais rápida. “A Unimed Lar trabalha em parceria com o médico assistente e a família do paciente”, explica a coordenadora.