Voltar

Curso de gestantes tem abordagem multidisciplinar e espaço de escuta para grávidas e familiares

Curso de gestantes tem abordagem multidisciplinar e espaço de escuta para grávidas e familiares

Curso de gestantes tem abordagem multidisciplinar e espaço de escuta para grávidas e familiares

28 Abril 2021

Um momento cercado de expectativa e de emoção, mas no qual as mulheres também deparam com uma série de dúvidas e incertezas. Por isso, os nove meses da gestação são um período intenso no qual o acolhimento e acesso a informações corretas fazem a diferença para a gestante e sua família. E estes são alguns dos objetivos do Curso de Gestantes realizado desde 2010 pela Unimed Grande Florianópolis. A cada mês, dezenas de mulheres nos mais diversos períodos gestacionais e seus companheiros, família e rede de apoio recebem acolhimento e informação qualificada para tornar a gravidez um momento seguro e de bem-estar tanto para as mães de primeira viagem quanto para quem já passou pela experiência de gestar.

"Muitas vezes, existe romantização e até pressão cultural sobre a gestação. O que a gente quer dar é um lugar de acolhida, de escuta, para que ela possa ser entendida dentro da sua singularidade, com as dúvidas, incertezas e toda a ansiedade", explica a psicóloga Rita de Cássia Remonato, uma das palestrantes do curso. 


Com oito horas de duração, o curso de gestantes tem uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde para falar sobre assuntos voltados ao nascimento e aos primeiros mil dias da vida do bebê. São abordados desde os tipos de parto e anestesia até os cuidados com o recém-nascido, os desafios do puerpério e a nutrição na amamentação, além de uma aula de parto com fisioterapeuta pélvica.
A coordenadora da Divisão de Medicina Preventiva na Unimed Grande Florianópolis, Bruna Machado Lazzarin, explica que o programa é realizado exclusivamente online,  durante quatro noites.  "É para a família toda: gestante, parceiro, rede de apoio e qualquer pessoa que tenha interesse nessa gestação podem participar, comentar, interagir e mandar perguntas", afirma Bruna. A inscrição pode ser feita pelo site da Unimed Grande Florianópolis.

Experiência compartilhada
Mamãe de primeira viagem, a jornalista Francine Athaide Cadore, 37 anos, e o marido, Pablo Teixeira Gomes (foto de Thiago Braga), inscreveram-se no curso como parte da preparação para a chegada de Bento. Após passar por um processo de reestabelecimento e vivência de luto devido a um aborto espontâneo, em 2019, o casal voltou a colocar a gestação como prioridade entre os sonhos para 2021. Por isso, procuraram, além de uma obstetra,  o máximo de conteúdo e informação que os permitisse vivenciar todo o processo da gestação, parto, puerpério e amamentação. "Estava com 16 semanas quando fizemos o curso. Foi bacana ter feito no começo da gestação para fazer uma imersão no mundo da gravidez e do desenvolvimento do bebê.

A partir do curso, se abriu um universo para que pudéssemos nos aprofundar nos assuntos que eram mais sensíveis e que tínhamos mais dúvidas. Uma das coisas mais bacanas é a abordagem sistêmica para a gestante, o fato de ser um programa multidisciplinar, com vários profissionais, contribui para que você não fique com a visão de um único profissional. Todo mundo está alinhado dentro desta perspectiva do parto humanizado, do afeto, de entender o bebê como um ser autônomo independente. Houve muito alinhamento dos posicionamentos dos profissionais. Foi a nossa porta de entrada", conta Francine, grávida de 31 semanas. Em maio, ela e Pablo vão realizar o curso novamente. Desta vez, mais focados na parte do parto, da fisioterapia pélvica e do desenvolvimento do bebê, que estão vivenciando mais na reta final da gestação.


As informações transmitidas no curso de gestantes são importantes não só às mães de primeira viagem, como comprova a assistente administrativa Tamara Pinheiro Martins Bunn, 29 anos (foto). Mesmo após ter o primeiro filho, Rafael, de cinco anos, ela fez questão de se inscrever novamente para o programa ao ficar grávida pela segunda vez, de Pedro, hoje com seis meses. 
"O primeiro curso foi presencial, antes da pandemia. Eu era mãe de primeira viagem e toda a informação era válida. Desta última vez foi online, e recebi ainda mais informação. Foi muito importante a parte do aleitamento materno, me aproximou da consultoria em amamentação oferecida pela Unimed. Todas as explicações e indicações foram importantes para me fazer ver que eu queria ter um parto normal novamente", conta Tamara, que participou do curso com o companheiro, Esteffan Bunn. 


O que:
Curso de gestantes da Unimed Grande Florianópolis
Público-alvo: a gestante em qualquer momento da gravidez e sua família
Onde: exclusivamente online, durante quatro noites
Inscrições: pelo site da Unimed Grande Florianópolis


Quer receber nossos conteúdos ?

Inscreva-se em nossa newsletter e receba novos assuntos!

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.