Voltar

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

26 Setembro 2018


Conscientizar a população sobre a importância em ser doador de órgãos é o objetivo do Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado no dia 27 de setembro.

Por meio dessa importante contribuição, é possível salvar vidas em risco e fazer com que famílias permaneçam unidas por mais tempo. Para isso, a pessoa que tiver interesse em se tornar doador apenas precisa expressar aos familiares a vontade em ajudar.

Confira alguns importantes pontos em relação ao assunto:

1 – Como ser doador?
Para ser doador só é preciso comunicar aos seus familiares. A doação ocorre, apenas, após autorização da família.

2- Como é feita a doação?
Em Santa Catarina, os órgãos são captados após morte encefálica do paciente e repassados à Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina, responsável por gerenciar a lista de espera única de pessoas que aguardam por transplante. Além disso, doadores vivos também podem contribuir com um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão.

3 – Quais transplantes são feitos?
Atualmente, são realizados transplantes de córnea, esclera, coração, válvula cardíaca, fígado, conjugado de rim e pâncreas, medula óssea e tecido ósteo-condro-fáscio-ligamentoso.

4 – Evolução de transplantes
Conforme os dados da Central Estadual de Transplantes de SC, a fila de espera catarinense registrava 1688 pessoas em 2010. Até agosto de 2018, a quantidade foi reduzida para 474.
 

 

Fonte: SC Transplantes – CET/SC.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR: