Voltar

Histórias que inspiram: a trajetória de nossas clientes em busca de uma vida saudável

Histórias que inspiram: a trajetória de nossas clientes em busca de uma vida saudável

Com ajuda do Grupo de Reeducação Alimentar da Unimed Grande Florianópolis, Dienífer e Fabiana conseguiram eliminar peso e aprenderam sobre escolhas apropriadas para a própria saúde.

Histórias que inspiram: a trajetória de nossas clientes em busca de uma vida saudável

Com ajuda do Grupo de Reeducação Alimentar da Unimed Grande Florianópolis, Dienífer e Fabiana conseguiram eliminar peso e aprenderam sobre escolhas apropriadas para a própria saúde.

24 Janeiro 2019


Refeições fartas, falta de atividade física e uma rotina desregulada são fatores comuns entre muitas pessoas durante o final de ano. Com Dienífer Bartnik não era diferente. Nesse período, os quilos na balança costumavam subir e o arrependimento pós-festas a atingia nos dias seguintes.

Além das reuniões familiares, com banquetes abundantes, Dienífer também comemora o aniversário da filha mais nova, hoje com três anos, no dia 25 de dezembro. Ou seja, um festejo a mais nessa semana recheada de comidas e bebidas.

No entanto, a virada de 2018 para 2019 foi diferente. Dessa vez, o peso corporal não se alterou, mesmo após os jantares e festas em família. Engana-se quem pensa que Dienífer restringiu alimentos ou deixou de comer nessas oportunidades. Muito pelo contrário, aproveitou de tudo do que mais gosta e sem lamentação alguma. Mas como?
 

Reeducação Alimentar
O ponto de partida foi no Grupo de Reeducação Alimentar da Unimed Grande Florianópolis. Insatisfeita com o peso, ela ingressou no programa em busca de uma transformação efetiva na vida. “A mudança foi principalmente por causa dos meus dois filhos. Na adolescência já não tinha meus pais junto comigo e não quero que isso aconteça com eles. Para isso, eu preciso me cuidar", afirma.

Nos encontros oferecidos pela cooperativa, Dienífer (à direita) compartilhou a história que a levou a estar ali e se identificou com os relatos dos demais participantes. Nesse momento, percebeu que era possível ter sucesso na meta estabelecida no começo de 2018, que era entrar em um vestido que havia ficado justo em decorrência do aumento do peso e poder viver bem consigo mesma.

Com Fabiana (à esquerda) não foi diferente: ela percebeu a necessidade de mudar sua relação com a alimentação, até para servir um dia de exemplo para a filha Julia, de 1 ano e 9 meses. E a menina pode se orgulhar da mãe, pois em três meses de encontros no Grupo de Reeducação Alimentar Fabiana eliminou 15 quilos. "Sinto-me mais leve e feliz com as minhas escolhas", diz. Questionada sobre o desafio, ela responde com segurança: "A gente acha que é difícil, mas depois percebe que devia ter participado do grupo há muito mais tempo". 


A psicóloga do grupo Cristina Maria Rosa Ribeiro destaca o ponto-chave para fazer nossas clientes acreditarem em si própria.

“A mudança comportamental ocorre quando abordamos os aspectos psicológicos que servem de reflexão sobre como as pessoas estão vivendo, quais escolhas fazem e como isso pode interferir em seu presente e futuro. Assim, quando reconhecem comportamentos alimentares inadequados e se percebem empoderadas para fazer escolhas diferentes das antigas, iniciam uma trajetória de aprendizado e aquisição de novos hábitos”, diferencia Cristina.
 

Auxílio profissional
Além do acompanhamento psicológico, as participantes tiveram o apoio da nutricionista e da educadora física da cooperativa. Com essas profissionais, Dienífer e Fabiana aprenderam sobre a importância no equilíbrio da alimentação e como se programar para ter resultados sem passar vontades. “certa vez, viajei para ficar com a minha família e não me privei do que gosto. São momentos raríssimos e aproveitei sem alterar o peso na balança”, comenta Dienífer. "Eu aprendi a adotar uma alimentação correta, sem restrições, mas com responsabilidade sobre os excessos", ensina Fabiana. 

A nutricionista Gabriela Rodrigues Varela de Aquino explica sobre a abordagem alimentar ensinada.

“A reeducação alimentar é o processo que reavalia hábitos e comportamentos diante da comida. É uma mudança de hábitos que ocorre gradativamente, dia após dia, um aprendizado para o resto da vida. Neste processo não há restrições alimentares e sim um comer consciente, com maior qualidade alimentar, tendo como base da alimentação a comida de verdade”, detalha a responsável por acompanhar a cliente no grupo.
 

Resultados
Desde outubro, foram cinco quilos a menos na vida de Dienífer, mais disposição durante o dia e um sono com maior qualidade. Tudo isso veio com a persistência em seguir as instruções das profissionais do grupo e pelo começo da prática esportiva, a corrida de rua. A contribuição do marido Laércio Bartnik também foi fundamental. Sempre ao lado da companheira, ele a incentiva a seguir corretamente os treinos e ajuda na preparação das refeições, de modo que sejam as mais saudáveis possíveis.

Ao fim de 2018, o vestido serviu e a felicidade estampava o rosto de Dienífer na festa da filha, no final de ano. Segundo a cliente, o grupo foi fundamental para conhecer um hábito que pode ser feito de maneira contínua e está confiante em um 2019 ainda melhor. “Aprendi que precisamos levar a prática para toda a vida, que você sinta prazer em fazer. Acompanhamos casos de pessoas que se submeteram a processos mais simples e perderam todo o progresso com o tempo. Não se trata apenas de estética, mas de poder viver bem. Quero ver meus filhos crescerem, conviver com meus netos. Temos tanto a fazer ainda”, conclui a cliente.
 

 


Faça parte

O Grupo de Reeducação Alimentar consiste em encontros que ocorrem uma vez por semana. A cada sessão é conversado sobre todos os aspectos que dificultam a redução de peso e a manutenção da saúde. Tem interesse em fazer parte? Confirme a disponibilidade para o seu plano pelo telefone 3216-8999 (opção 4) ou pelo e-mail  viverbem@unimedflorianopolis.com.br e participe!