Voltar

Laços de amizade pelo esporte

Laços de amizade pelo esporte

A amizade de Antonio e João Batista foi motivada pelas caminhadas e corridas na assessoria da Unimed.

Laços de amizade pelo esporte

A amizade de Antonio e João Batista foi motivada pelas caminhadas e corridas na assessoria da Unimed.

16 Março 2020

Além da família, os amigos são as pessoas com quem estabelecemos vínculos significativos e duradouros durante a vida. Em cada etapa dessa jornada, eles têm um papel importante para o nosso desenvolvimento psíquico e social. 

Uma pesquisa conduzida por profissionais da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, comprovou que, em diferentes faixas etárias as relações sociais incrementam o bem-estar e ajudam a prevenir doenças. Na adolescência, a convivência com amigos auxilia no combate da obesidade e do sedentarismo; na vida adulta, as boas amizades são apontadas como importantes mecanismos para afastar a ansiedade e a síndrome do pânico; já na terceira idade, reduz a hipertensão, a sensação de solidão e a depressão, e ainda colabora para se ter uma boa memória.

Amizade pelo esporte
Antonio Sergio e João Batista estão prestes a completar uma década de amizade. O período coincide com a participação deles na assessoria de caminhada e corrida da Unimed Grande Florianópolis, que ocorre todas as semanas na beira-mar da capital e de São José. 

Enquanto algumas amizades partem do trabalho ou são heranças de infância, a de Antonio e João se estabeleceu pelo esporte. De caminhadas todas as semanas, correr foi questão de tempo, e não demorou para um amigo incentivar o outro a percorrer mais distâncias e a melhorar o ritmo, “desempenhos que são possíveis pela consciência de preparar-se fisicamente e de visitar o médico anualmente”, comenta o profissional de educação física da Unimed, Leandro Ferreira Lima. 

Para ele, o fato de Antonio e João treinarem num grupo e incentivarem as relações sociais dá mais disposição para fazerem a prática e aumentarem o sentimento de felicidade antes, durante e pós-treino. “Estudos comprovam que a atividade física traz a sensação de bem-estar, causando motivação, alegria e disposição”, completa o profissional ao associar as sensações provocadas pelo esporte com a liberação de hormônios, como a endorfina

Para Antonio e João, que 10 anos atrás não imaginavam correr maratonas de 42 km, como fazem nos dias de hoje, o esporte e a amizade deixam uma lição. “Um amigo incentiva o outro, respeita as condições físicas e comemora os resultados”, afirma João. A amizade dos dois, que iniciou no treino em Florianópolis, se estendeu para as esposas e fez ampliar o círculo social. “Se uma amizade já faz bem para a gente, imagine, então, quando todos saem para correr?!”, celebra Antonio.

Faça parte!
Você também pode fazer parte da assessoria de caminhada e corrida da Unimed. Confirme a disponibilidade do seu plano de saúde e entre em contato pelo whatsapp (48) 9136-7627 ou viverbem@unimedflorianopolis.com.br.