Voltar

Lanche saudável para as crianças

Lanche saudável para as crianças

Lanche saudável para as crianças

16 Maio 2021

Decisivos para o crescimento e desenvolvimento das crianças, os primeiros dois meses de vida também são fundamentais para estimular hábitos que trarão benefícios para a saúde por toda a vida. De acordo com o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos, do Ministério da Saúde, duas em cada três crianças com menos de seis meses já recebem outro tipo de leite que não o materno, e somente uma em cada três crianças permanece recebendo o leite materno até os dois anos de idade.


Por isso, além de incentivar o aleitamento materno, é preciso investir em lanches saudáveis para as crianças que já iniciaram a introdução de outros alimentos em sua dieta. Em um contexto ideal, as crianças com menos de dois anos poderiam experimentar, em porções adequadas, a mesma refeição dos pais, sempre que a família tenha uma alimentação adequada, priorizando os alimentos in natura e da estação. Afinal, a exposição precoce dos pequenos à alimentação de baixa qualidade leva a diferentes formas de má-nutrição. Por isso, o primeiro passo para preparar lanches saudáveis para as crianças é conhecer os grupos construtores, reguladores e energéticos, nos quais os alimentos são classificados. Ao equilibrar estas diferentes categorias, a alimentação será balanceada, favorecendo odesenvolvimento infantil. Talvez você ainda não esteja por dentro desta divisão, então vamos conhecer as opções
dentro de cada um deles:


Construtores
Engloba todos os alimentos ricos em proteínas, como os de origem animal e vegetal. Peixes, aves, frango, pato, peru, codorna, carne bovina, suína, cordeiro, ovos inteiros, além de leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha.

Reguladores
Aqui se concentram os alimentos ricos em vitaminas, fibras, minerais e água, como hortaliças e frutas. São tantas as opções que é possível variá-los no seu cardápio.

 

Os lanches saudáveis para as crianças também pode ser saudável - e apetitoso - para os adultos. Por isso, coma junto com o seu filho: as crianças precisam experimentar para aprender a comer novos alimentos, o melhor incentivo é ver outras pessoas do seu círculo experimentando estes alimentos. Também é importante respeitar os sinais de fome e de saciedade para ter uma alimentação com liberdade, autonomia e satisfação.

Essa fase do seu filho é uma ótima oportunidade para aprimorar os seus hábitos alimentares e até para se aventurar mais na cozinha. Preparar lanches saudáveis para as crianças é uma forma de introduzir novos alimentos e despertar o gosto dos pequenos para uma alimentação equilibrada. Agora, vamos às dicas práticas de lanches saudáveis para as crianças. Anote:

Para crianças menores de 1 ano
Panqueca de banana (1 ovo + aveia + banana)
Milho na espiga + manteiga + morango
Bolacha de arroz + caponata de berinjela

Para crianças maiores de 1 ano
Ovos mexidos + tomate cereja + pão integral
Iogurte natural + kiwi + granola
Bolo integral + queijo maturado + pêra

Referência
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primaria à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primaria à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019.


Quer receber nossos conteúdos ?

Inscreva-se em nossa newsletter e receba novos assuntos!

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.