Voltar

Procedimento considerado raro é realizado no Hospital Unimed

Procedimento considerado raro é realizado no Hospital Unimed

Livia tinha uma complicação no pulmão e cirurgia ocorreu com técnica minimamente invasiva

Procedimento considerado raro é realizado no Hospital Unimed

Livia tinha uma complicação no pulmão e cirurgia ocorreu com técnica minimamente invasiva

8 Novembro 2021

O sorriso de Tatiana A. R. Prochnow por trás da máscara não esconde o alívio por ver a filha Lívia, de apenas 3 aninhos, recuperada após um procedimento de alta complexidade e caso raro na medicina. 

Com aspecto de uma criança sem aparente complicação, a doença de Livia foi descoberta a partir da preocupação dos pais Tatiana e André para saberem se o pulmão da única filha encontrava-se em plena funcionalidade, já que ainda na gestação de Tatiana foi constatada uma anormalidade no lado esquerdo do órgão da bebê. Na época, os pais de Livia foram informados de que o caso não era grave, e a pequena nasceu sem complicações. Mas algo não tirava da mente dos pais de Livia a necessidade de um exame mais específico, razão pela qual um novo profissional de saúde foi procurado e solicitou uma tomografia de tórax que identificou uma hérnia no diafragma e sequestro pulmonar (quando parte do tecido do pulmão não tem conexão com o órgão e pode causar infecções na vida adulta, caso seja mantido).

A partir daquele momento, os pais de Livia foram atrás de procuraram cirurgiões pediátricos que pudessem atender o caso da filha. A escolha pelo Dr. Walberto Souza Jr não foi ao acaso, dada a ampla experiência do médico na área. Ao conhecer a situação de Livia, ele se reuniu com a equipe formada pelo cirurgião pediátrico auxiliar, Dr. Johny Camacho, e pelo anestesista Dr. Luciano Madeira, e juntos estabeleceram o plano de cuidado para  Livia. “Tínhamos expectativas sobre a cirurgia, pois estávamos à frente de um caso raro na medicina por envolver dois complicadores", lembra.   

Segurança hospitalar e rápida recuperação
O procedimento ocorreu em 15 de outubro de 2021 e levou apenas três horas (tempo considerado satisfatório pelo tipo e método aplicado). A escolha pelo Hospital Unimed, em São José, levou em consideração a estrutura segura e adequada para tratamentos de alta complexidade em Pediatria e Cirurgia Pediátrica, como o de Livia, além de ser um dos únicos hospitais na Grande Florianópolis a oferecer serviço de UTI pediátrica,  e atender a parâmetros internacionais de segurança do paciente no pré, durante e no pós-operatório.  

Um fator que surpreendeu os pais de Livia foi a rápida recuperação da filha que, em apenas três dias, pôde voltar para a sua casa em Ascurra/SC, distante 177 quilômetros do Hospital Unimed. Todo procedimento foi realizado por vídeo-toracoscopia, sem a necessidade de cortes profundos na paciente, classificado na medicina como cirurgia minimamente invasiva. “Isso permite uma recuperação muito melhor, com menos dor e menos medicamentos analgésicos para qualquer criança ou adulto”, explica Dr. Walberto. 

A mãe de Lívia esteve ao lado da filha durante o período de internação, e ainda no Hospital Unimed presenciou a recuperação da filha O atendimento humanizado da equipe que cuidou da paciente mirim e as conversas explicativas do médico foram determinantes para que a mãe transmitisse a segurança de que a filha precisava. “A equipe do Hospital foi muito atenciosa. Cirurgias são angustiantes, imagina para uma criança, mas o médico, os enfermeiros, os técnicos sempre estiveram presentes e esclareceram as dúvidas, deixando a gente mais seguro”, comenta. “Mesmo tendo passado por momentos difíceis, Lívia guarda ótimas lembranças e muito carinho por todos que estiveram com ela no Hospital Unimed”, conta a mãe. Dias após o procedimento, a garotinha retomou a sua rotina de brincadeiras; ela cuida de Belinha e de suas outras “bebês” (forma carinhosa pela qual chama as bonecas), brinca de médica e desenha boa parte do tempo, como mostra a imagem. 


Quer receber nossos conteúdos ?

Inscreva-se em nossa newsletter e receba novos assuntos!

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.