Programa de Qualificação das Operadoras – IDSS 2019
Cooperativa alcançou o melhor resultado desde a constituição da iniciativa.
Programa de Qualificação das Operadoras – IDSS 2019
Cooperativa alcançou o melhor resultado desde a constituição da iniciativa.
27 Abril 2020
Reflexo do comprometimento e dedicação de todos os profissionais da saúde e colaboradores, a Unimed Grande Florianópolis alcançou o seu melhor resultado no Programa de Qualificação das Operadoras 2019 (ano-base 2018) e está entre as cooperativas mais bem colocadas de Santa Catarina.
A iniciativa, que serve como estímulo à qualidade dos planos de saúde, reconhece os resultados por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), o qual ter por objetivo promover um maior poder de escolha ao beneficiário, além de oferecer subsídios para melhorar a gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
A Unimed Grande Florianópolis obteve o resultado final 0,8649 (sendo 1,0 o valor máximo que pode ser atingido), conforme demonstrado abaixo:
O Programa
O Programa de Qualificação das Operadoras compreende diversos indicadores (chamados de dimensões) e é calculado de acordo com os dados extraídos pelos sistemas de informações da ANS ou sistemas nacionais de informação em saúde.
Na dimensão Sustentabilidade no Mercado, que monitora a sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores, a Unimed Grande Florianópolis manteve a nota 1 (grau máximo) obtida no ano passado. Além disso, a cooperativa também garantiu a melhor pontuação possível no quesito Qualidade em Atenção à Saúde, o qual avalia o conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência.
Por sua vez, a dimensão Gestão de Processos e Regulação, que afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS, obteve nota 0,6462. Por fim, o indicador Garantia de Acesso, para verificar as condições relacionadas à rede assistencial e que possibilitam garantia de acesso e oferta de rede de prestadores, teve um crescimento de 0,4995 para 0,6676.
Abaixo, você confere os resultados de cada uma das dimensões acima citadas:
- Qualidade em Atenção à Saúde: 1,000;
- Garantia de Acesso: 0,6676;
- Sustentabilidade no Mercado: 1,000;
- Gestão de Processos e Regulação: 0,6462.
Mais informações sobre o Programa de Qualificação das Operadoras da ANS, assim como o resultado completo e detalhado podem ser conhecidos aqui.