Voltar

Saúde sexual do idoso com qualidade e segurança

Saúde sexual do idoso com qualidade e segurança

Saúde sexual do idoso com qualidade e segurança

28 Outubro 2021

O rápido envelhecimento populacional é, provavelmente, o aspecto mais importante e dinâmico da demografia moderna e, como resultado, é grande sua influência na saúde pública. No contexto da sexualidade, pesquisadores têm indicado que os idosos continuam sendo sexualmente ativos, inclusive após os 80 anos de idade e que vivenciam a prática sexual, muitas vezes de forma insegura, talvez por não se perceberem vulneráveis às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a Aids, percepção que pode ser contestada com dados mundiais da distribuição dessas doenças por faixa etária.

De acordo com o ministério da saúde (2021), as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. Assim, a melhor forma de prevenir uma infecção sexualmente transmissível é utilizando preservativos/camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais.

Por fim, é importante enfatizar que o amor não protege as pessoas das infecções. As relações homoafetivas e heteroafetivas estão expostas às IST’s, mas cada tipo de relação tem suas especificidades. O preconceito pode impedir as pessoas de buscar informações sobre IST.


Referências 

ANDRADE, Juliane et al. Vulnerabilidade de idosos a infecções sexualmente transmissíveis. Acta Paulista de Enfermagem, [S.L.], v. 30, n. 1, p. 8-15, jan. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Infecções Sexualmente Transmissíveis. Publicado em 28/04/2021 18h57. Brasília, 2021.


Quer receber nossos conteúdos ?

Inscreva-se em nossa newsletter e receba novos assuntos!

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.