Voltar

Unimed em Movimento

Unimed em Movimento

Unimed em Movimento

9 Novembro 2017

 


Seja no início da manhã ou no fim da tarde, é possível encontrar diversas pessoas caminhando na beira-mar ou em alguma praça da cidade. A caminhada é considerada um dos esportes mais democráticos, pois abrange adultos e crianças e não exige uma grande estrutura física para praticá-la.

Há quem prefira fazê-la sozinho ou em grupo, cultivando alguns momentos de distração na companhia dos amigos. É o caso da cliente da Unimed Grande Florianópolis, Guiomar da Rosa, 48 anos. Moradora de São José, ela recebeu das amigas o incentivo para praticar a caminhada, e encontrou no grupo Unimed em Movimento a maneira de fazer o exercício sem erros. “Por ser uma atividade que todo mundo faz, algumas pessoas não imaginam os cuidados exigidos”, conta Guiomar, referindo-se à atenção com o alongamento, pisada, ritmo e respiração.

Técnica aprimorada
Com sete anos de atuação, o Unimed em Movimento é um grupo que reúne interessados em aprimorar a técnica da caminhada e da corrida. O diferencial é que profissionais acompanham os treinos e fornecem assessoria especializada a cada integrante. Desde o início do grupo, em 2010, o Unimed em Movimento atendeu mais de 1.600 clientes, como a aposentada Lucélia Aparecida de Amorim, 59, que compartilhou aqui sua história no programa e os benefícios que ganhou com a caminhada. 

                            
                   Os alunos são submetidos a uma série de alongamento e exercícios de coordenação

 

Treino de leve a intenso
Para participar não é necessário ter experiência em atividade física. O interessado deverá agendar uma avaliação física gratuitamente pela Unimed, apresentar um atestado médico de aptidão física e adquirir a camiseta do programa. É o próprio aluno quem avalia o seu esforço físico, que servirá de base para os instrutores manterem ou acelerarem o ritmo nas aulas seguintes. Para validar a participação no grupo, são necessárias, no mínimo, seis presenças/mês.  Atualmente, dois espaços recebem o Unimed em Movimento: a Beira-Mar Norte, Florianópolis, e a Beira-Mar de São José. Os treinos ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18h30.

Para se inscrever no Unimed em Movimento, clique aqui ou entre em contato pelo 3216-8999 (opção 4) e viverbem@unimedflorianopolis.com.br.

 

                           
                       Respiração e movimento de braço e perna para aprimorar a técnica

 

O que falam do Unimed em Movimento
Conversamos com alguns participantes do Unimed do Movimento para saber o que mudou na vida deles, após entrarem no grupo. Confira:

“Sou adepto do esporte e conheci o Unimed em Movimento na Beira-Mar de São José porque a tenda do grupo chamou minha atenção. Pesquisei na internet pra saber do que se tratava e fiz contato no local. À medida que corro tomo mais gosto pelo esporte”. 
João Marcio, 36 anos, integrante do Unimed em Movimento há 7 meses.

“Sempre fiz alguma atividade física. Hoje, faço treino de corrida para completar 21km, pois a meta é aumentar distância e diminuir o tempo. Como comecei a correr por conta própria, tinha uma postura errada e a assessoria do Unimed em Movimento me ajudou a corrigi-la. Correr pra mim é instigante, é um desafio pessoal e traz uma sensação de estar viva, além de sentir que tudo funciona em harmonia... coração, pulmão, cabeça”.
Cintia Nunes Correia, 39 anos, integrante do Unimed em Movimento há 1 ano.

 

                        
                                       Alongamento é essencial antes e depois do treino