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Unimed Floripa aumenta a presença de pacientes em consultas e exames

Unimed Floripa aumenta a presença de pacientes em consultas e exames

Unimed Floripa aumenta a presença de pacientes em consultas e exames

5 Novembro 2021

Ao perceber que pacientes não compareciam a consultas e a exames agendados no Hospital Unimed, em São José, a Unimed Grande Florianópolis buscou uma solução externa com o objetivo de reduzir o problema, que representava 12% em perdas de receita.

Além de impossibilitar que outras pessoas fossem atendidas no horário agendado, por saberem da falta de pacientes em cima da hora, a ausência deles também trazia ociosidade dos profissionais.

Diante desse cenário, a Unimed Grande Florianópolis buscou a solução da startup Nina Tecnologia, chamada de confirmationCALL (confirmação de consulta), e desde que foi empregada, em setembro de 2019, viu aumentar em 30% a presença de pacientes nas consultas e exames de imagem.

Antes da solução Nina, a confirmação de consultas nos serviços próprios da Unimed Grande Florianópolis era feita de forma manual, mas fatores como tempo e profissionais deslocados das suas funções não traziam a produtividade esperada. “Partimos de uma transformação digital, buscando alternativas prontas no mercado para resolver problemas”, lembra o CEO Richard Oliveira sobre a escolha de Nina Tecnologia.  

Desde que a Unimed Grande Florianópolis adotou a tecnologia em seus serviços foram realizados quase 80 mil confirmações e 10 mil cancelamentos convertidos em novas consultas com atendimento. A cooperativa também percebeu aumento na presença de pacientes, de modo que as vantagens do sistema apareceram desde os primeiros meses de funcionamento. “Menos pacientes faltantes resulta em gestão eficiente dos consultórios, promove melhor organização da agenda, garante a satisfação tanto do profissional quanto do cliente”, explica a gerente de serviços próprios, Adriana Faccin, para quem a gestão automatizada da agenda traz outro benefício: “É perceptível o aumento na receita, devido o controle de qualidade relacionado ao absenteísmo”.

 
Realidade na saúde
Não é comum clínicas, hospitais e consultórios médicos se depararem com a falta de pacientes diariamente, situação que consome entre 20% e 30% dos desafios na gestão assistencial. Na Unimed Grande Florianópolis, por exemplo, alguns fatores justificavam a falta de pacientes, sendo o esquecimento e os imprevistos os mais comuns entre eles. A ausência  também prejudicava o atendimento médico a outras pessoas que aguardavam disponibilidade para suas consultas ou exames, o que gerava fila de espera, que poderia ser reduzida com a ajuda da tecnologia. Foi então que a Unimed Floripa apostou na confirmação de consulta automatizada.
 
Como funciona
A partir de um breve cadastro feito pelo atendente com o paciente, contendo nome, e-mail ou número de telefone, o sistema de confirmação de consulta entra em contato com a pessoa para lembrá-la sobre o dia e hora agendados. O contato e a sequência de mensagens enviadas, a partir da data de agendamento até o dia da consulta ou do exame, são automatizados e definidos previamente, sem exigir qualquer intervenção humana.

Os lembretes são enviados via e-mail, SMS ou whatsapp, conforme a preferência do paciente, e as mensagens também são personalizadas pela própria Unimed, que faz atualizações no texto sempre que achar necessário, de acordo com o momento ou campanha atrelada à mensagem. A opção de ligação telefônica também pode ser utilizada, caso o paciente prefira ser lembrado via chamada pelo celular ou pelo telefone fixo. Nessa modalidade, recursos de inteligência artificial convertem texto em fala. “A mão de obra que era manual passa a ser automatizada para ajudar a Unimed Grande Florianópolis a se relacionar com o paciente, a aumentar a produtividade da equipe de atendimento ao retirá-la do processo de confirmações”, comenta o diretor executivo de Nina Tecnologia, Roberto Dozol.
 


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