Voltar

Unimed Floripa inspira clientes na busca por mais Consciência Alimentar

Unimed Floripa inspira clientes na busca por mais Consciência Alimentar

Grupo interdisciplinar favorece a troca de experiências entre pessoas a partir dos 18 anos

Unimed Floripa inspira clientes na busca por mais Consciência Alimentar

Grupo interdisciplinar favorece a troca de experiências entre pessoas a partir dos 18 anos

5 Novembro 2020

Para além da estética, a combinação entre alimentação equilibrada e atividade física é capaz de garantir muitos benefícios à saúde. “Ela influencia no humor, na prevenção de doenças, auxilia na redução de sintomas e impacta diretamente no sistema imunológico e digestivo”, destaca a nutricionista Daiana Forner Corrêa Araújo. Neste contexto, e a partir do maior acesso à informação, muitas pessoas estão mais atentas e dispostas a mudar hábitos e fazer escolhas mais saudáveis.
Porém, na prática, nem todo mundo consegue abandonar o sedentarismo e implementar novos cardápios de maneira tão simples. Sobretudo porque adaptações radicais não costumam ser bem aceitas pelo organismo. Por isso, segundo especialistas, o ideal é que elas possam ocorrer de forma gradativa. “Qualquer mudança requer tempo, muita disciplina e força de vontade; além disso, devemos sempre buscar aquilo que temos prazer em fazer, pois esse é o grande segredo para deixar definitivamente o sedentarismo”, ressalta o profissional de educação física Leandro Ferreira Lima.

Dessa forma, a psicologia é mais uma área que tem garantido importantes contribuições em processos de reeducação alimentar. Afinal, a alimentação está muito vinculada a questões emocionais e culturais de cada indivíduo. “O papel da psicologia é auxiliar o cliente a entender como suas questões psíquicas – sentimentos e pensamentos – interferem neste processo, dificultando ou facilitando-o”, explica a psicóloga Francine Schutz Mentiacca. Para ela, a partir destas três áreas de conhecimento, é possível contar com um acompanhamento mais eficaz, que enxerga o indivíduo de maneira mais ampla. Pensando nisso, a Unimed Grande Florianópolis disponibiliza aos seus clientes a participação no grupo Consciência Alimentar.

O programa é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, integrada por profissionais de nutrição, educação física e psicologia. Diante disso, promove apoio completo para incentivar a conquista de um novo estilo de vida. Afinal, prevenir também é um jeito de cuidar. Ainda mais quando é possível usar histórias reais e a troca de experiências como fonte de inspiração. Pois esse é justamente o caso do aposentado Saturnino Dadam, que em 15 de novembro completa 84 anos. Sem nunca ter participado de um grupo, há 8 meses ele começou a frequentar os encontros do Consciência Alimentar. “Na realidade, não pretendo ser o exemplo, mas devido à minha idade, quero cuidar bem da minha saúde e viver alguns anos mais”, comenta o cliente da Unimed. Com essa motivação ele quis se integrar ao grupo e aprender a manter uma alimentação adequada.

Outro objetivo de Saturnino era o de reduzir peso e medidas. “Durante o grupo consegui diminuir até a barriga, mas com esta pandemia, que me obrigou a permanecer em casa, tornei a engordar”, lamenta o aposentado. Mesmo assim, no mês de setembro ele conseguiu voltar a praticar sua caminhada e fez uma combinação com a esposa. “Solicitei que fossem suspensos os tantos pudins, bolos, pães, etc., para pormos em prática o que aprendi no curso e, assim, voltar a me sentir melhor, com uma alimentação mais controlada”, explica Saturnino. Afinal, o objetivo do Consciência Alimentar não é o de restringir alimentos e, sim, mostrar que é possível comer de tudo, desde que se mantenha a moderação. 

Alimentação e exercícios no controle do diabetes
Por sua vez, o corretor de imóveis Eduardo Fronterota Malta, de 55 anos, encontrou no grupo Consciência Alimentar uma alternativa para conter o diabetes e a obesidade. “Diabetes é uma doença progressiva e aprender a me alimentar é importante para este controle, assim como a terapia, a atividade física e o acompanhamento por cardiologista e endocrinologista”, ressalta Eduardo. Foi a partir do site da Unimed Grande Florianópolis que ele descobriu o grupo Consciência Alimentar e, assim, passou a fazer o trajeto semanal entre Balneário Camboriú, onde reside, até a sede da cooperativa, que fica no Centro de Florianópolis. “Na minha decisão de frequentar o grupo já me preparei para enfrentar esta ida e volta, pois fui em busca de qualidade de vida”, declara Eduardo.

 

O objetivo do Consciência Alimentar não é o de restringir alimentos e, sim, mostrar que é possível comer de tudo, desde que se mantenha a moderação. 

 

Segundo o corretor, esta distância foi realmente a parte mais difícil para iniciar o processo. Porém, no segundo encontro ele já se sentiu muito bem-recebido, acolhido e incentivado. “De repente a mudança já estava acontecendo e, nos dias de ida a Florianópolis, dizia a mim mesmo que estava indo passear”, conta ele. Para o cliente da Unimed Grande Florianópolis, a ajuda do grupo e dos profissionais foi muito importante na melhora de sua saúde. Assim como as atividades de pesagem semanal e planejamento alimentar, que é elaborado de maneira individual para cada participante. “Durante os dez encontros dos quais participei, aprendemos a cultivar hábitos saudáveis na alimentação, além da importância de cada alimento no dia a dia e de como seguir a dieta elaborada pela nutricionista”, destaca.


 Eduardo mantém uma alimentação mais consciente,
sem deixar de comer o que gosta. Na imagem,
o cliente compartilha o seu café da manhã.

 

Hoje, para Eduardo, investir na saúde é, em primeiro lugar, buscar ajuda, estar aberto e aceitar mudanças necessárias e, acima de tudo, não desistir. “Afinal o processo de reeducação alimentar é um aprendizado como qualquer outro, por isso, não é bom ficar se punindo”, pondera o corretor. Para ele, o importante é não criar empecilhos e, mais do que isso, deixar o processo fluir. “Atitude é o querer e vem de dentro para fora. No meu caso procuro me cuidar e tenho todo o suporte com os médicos, com exceção das sessões de psicoterapia, que pago à parte”, comenta.


SAIBA MAIS
Recentemente reformulado, o grupo Consciência Alimentar faz parte do programa Movimento Unimed, que oferece atividades gratuitas direcionadas a famílias, gestantes, bebês, adultos e idosos. Durante a pandemia, os encontros semanais têm ocorrido de maneira on-line. Para participar, entre em contato pelo e-mail movimentounimed@unimedflorianopolis.com.br ou via WhatsApp (48) 99136-7627.