Voltar

Unimed Floripa lança programa de estímulo ao intraempreendedorismo

Unimed Floripa lança programa de estímulo ao intraempreendedorismo

Programa Creative quer ouvir ideias de mais de 1,2 mil UGFers

Unimed Floripa lança programa de estímulo ao intraempreendedorismo

Programa Creative quer ouvir ideias de mais de 1,2 mil UGFers

7 Outubro 2021

O movimento empreendedor tem ganhado cada vez mais adeptos, e uma vertente acende o interesse das empresas pelo assunto: o intraempreendedorismo ou, em outras palavras, a possibilidade de dar aos colaboradores o ambiente necessário para que desenvolvam ideias dentro da empresa em que trabalham, sem se preocupar em correr o risco de falharem.   

A partir desse modelo, a Unimed Grande Florianópolis (ou UGF como é chamada) lançou o Programa Creative para fomentar o intraempreendedorismo aos mais de 1,2 mil UGFers, termo usado para se referir aos colaboradores da cooperativa. Estimular a veia inovadora de cada um e pulverizar a cultura da inovação também norteiam os objetivos do programa. Com o emblema “Suas ideias para uma Unimed melhor”, a iniciativa ganhou um site em que todas as regras, etapas e inscrição são esclarecidas aos interessados. Até 3/11/2021, cada colaborador poderá inscrever quantas ideias desejar, e que ajudem a melhorar serviços, identificar novos produtos e soluções da Unimed Floripa com os seus públicos. “A ideia de ter um programa de estímulo à criatividade dentro de casa faz a fumaça de inovação contaminar todos”, explica o CEO Richard Oliveira, um dos maiores entusiastas da iniciativa. 

Segundo ele, o Programa Creative nasceu dentre as diversas conversas com a equipe de Inovação Aberta da cooperativa, que tem a missão de expandir o leque de habilidades dos colaboradores. “O programa permite às pessoas explorarem os seus lados criativos, de construir soluções que impactem de verdade a cooperativa. É a liberdade de experimentar e somar", cita o Head de Novas Tretas da UGF, Alexandre Grenteski.


Etapas envolvem avaliação e protótipo
Após os colaboradores inscreverem suas ideias pelo site específico, um comitê avalia a viabilidade de cada proposta e os potenciais dela para se tornarem projetos ou novos produtos para a UGF. Bruno Francisco é um dos responsáveis pelo Programa Creative e explica que cada ideia inscrita passará por 4 fases distintas, iniciando pela captação, até chegar à estruturação e à prototipação, antes de ser validada e executada. “Promover o intraempreendedorismo dentro da companhia é nosso maior objetivo, fazer com que os colaboradores coloquem em prática aquilo que criaram e acreditam traz muitos benefícios para a cooperativa e para o desenvolvimento individual de cada um. Esperamos com o programa abrir novos caminhos no mercado da saúde e criar novas possibilidades com aqueles que estão vivenciando o dia a dia desse mercado”.   

Como parte do projeto é valorizar a veia criativa dos colaboradores, aqueles que tiverem suas ideias implementadas receberão bonificações da cooperativa, chamadas de innovation coins.


Quer receber nossos conteúdos ?

Inscreva-se em nossa newsletter e receba novos assuntos!

Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.
Este campo é obrigatório.