Responsabilidade Social

 

Há 50 anos, a Unimed Grande Florianópolis desenvolve ações em prol da promoção à saúde e qualidade de vida, cuidando de toda Sociedade. Nesta trajetória, o Interesse pela Comunidade tornou-se um dos princípios do cooperativismo, e o equilíbrio entre as dimensões que compõem a sustentabilidade (ambiental, econômica e social) tem se tornado cada vez mais essencial para uma vida melhor dos nossos públicos e para a garantia da perenidade dos negócios.

 

Nossas ações são pautadas nos pilares da Responsabilidade Social em prol de um futuro melhor para todos. Conheça um pouco das nossas ações através dos três menus abaixo clicando sobre cada um deles.

A Responsabilidade socioambiental, vai além de simples ações, é uma forma de gestão estratégica do negócio, está no DNA da cooperativa, procurando contribuir para a diminuição das desigualdades sociais e preservando recursos naturais e culturais com objetivo de promover a sustentabilidade para as gerações futuras.

 

• Automação - Papel Zero, para reduzir o consumo de papel nas atividades administrativas da Cooperativa;

• Coleta Especial de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e equipamentos eletrônicos, evitando que este tipo de material agrida o meio ambiente, descartando-o de maneira correta;

• Plástico Zero, que visa eliminar o uso de copos plásticos pelos colaboradores. Cada membro da equipe recebe uma xícara de porcelana e orientações sobre o objetivo do projeto, sobre os males notórios ao meio ambiente causados pelo uso de plástico e também à própria saúde;

• Ação de Recolhimento de carteirinhas vencidas dos Clientes e Colaboradores para reciclagem. Desde 2013 a 2019 foram recolhidas e recicladas 766,37 quilos totalizando 172.738 carteirinhas.

No aspecto econômico, ser sustentável se define pela relação ética e transparente de como a UNIMED Grande Florianópolis se comunica e se relaciona com a sociedade gerindo recursos financeiros de forma responsável, evitando desperdícios e fazendo investimentos conscientes.

 

• Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade: autodiagnóstico de gestão que oferece caminhos para uma evolução contínua baseada em boas práticas e pautada pela transparência e pela conduta ética.

A Unimed Grande Florianópolis se preocupa e se aproxima da comunidade à sua volta estabelecendo contato diretamente com os gestores dos projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com outras instituições e que contemplam os públicos de relacionamento da Cooperativa. São exemplos de ações realizadas ou em progresso:

• Protetores Nosso Jeito de Cuidar: Trabalho voluntário desenvolvido por colaboradores em comunidades próximas à Cooperativa e em situações de vulnerabilidade social, incluindo a doação de itens arrecadados em campanhas solidárias;

• PROERD: O Programa Educacional de Resistência às Drogas tem o apoio da Cooperativa na promoção de atividades educacionais em sala de aula, de escolas públicas e privadas, a fim de prevenir o uso de drogas e reduzir a violência entre os jovens da região da Grande Florianópolis;

• Parceria com a ONG Educacional Junior Achievement, visando estimular o empreendedorismo e a liderança juvenil, além do público interno para o trabalho voluntário;

• Parcerias e apoio financeiro para consultas e exames médicos concedidos a projetos sociais com foco na saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

 

Por meio de apoio a projetos sociais, realização de ações e campanhas voluntárias, a Unimed Grande Florianópolis tem contribuído com a Sociedade.


Para ter o seu pedido de apoio analisado pela Unimed, basta preencher as informações neste formulário abaixo:

 

 

As ações sociais promovidas pela Unimed Grande Florianópolis estão baseadas nos documentos* a seguir:

*Os documentos estão baseados nos relatórios do Sistema UNIMED.