Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental

 

Relatório de Sustentabilidade 2017

Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresarias compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. (Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social)

 

"Ética, transparência, cooperação, igualdade e responsabilidade social são valores que compõem o DNA da Unimed desde sua fundação. Nosso maior desafio é fazer com que essa vocação genética se multiplique em cada município onde existir uma Unimed, de modo que a sustentabilidade e o bem estar das gerações futuras continuem a fazer parte de nossa história." (Unidade Responsabilidade Social da Unimed do Brasil)


Por estar presente em 84% do território nacional, a Unimed tem uma posição privilegiada. Acreditamos que, se cada cooperativa incentivar localmente práticas socialmente responsáveis, poderá transformar diretamente a comunidade do entorno e a sociedade em geral. Durante esses anos, foram promovidas ações para estimular as Unimeds a implementarem a Responsabilidade Social na gestão do negócio, por meio de estratégias que privilegiem o diálogo com os diversos públicos de relacionamento.

  

Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade

 

O Selo faz parte da Política Nacional de Responsabilidade Social Unimed e é um incentivo para que todas as cooperativas contribuam para uma sociedade mais justa, ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Ele identifica aquelas que promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão e é um importante diferencial para todo o mercado.

A Unimed Fronteira Noroeste/RS conquistou o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade 2018, pelo trabalho de implementação da Responsabilidade Socioambiental e Governança Corporativa, fortalecendo os princípios do cooperativismo e a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
 


 
 
Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul 
 
A Unimed Fronteira Noroeste/RS foi reconhecida em 2017 pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul com o Certificado de Responsabilidade Social, pela sua atuação na sociedade e preservação do meio ambiente.
 
 
 
Projetos Socioambientais

 

A cooperativa desenvolve Projetos Socioambientais como Conquistando o Futuro, Consumo Consciente e Reflorestar é Viver.
Estes projetos foram desenvolvidos a partir do posicionamento aberto e inovador da Diretoria da Cooperativa, possibilitando o andamento de diversos projetos de responsabilidade socioambiental, de forma que a Unimed Fronteira Noroeste/RS seja um instrumento de transformação social e ambiental que busca a construção de uma sociedade mais justa e sustentável a partir de práticas individuais e coletivas.
Cada Projeto que está sendo promovido e desenvolvido pela Unimed Fronteira Noroeste/RS, tem o intuito de estreitar o vínculo de relacionamento com a comunidade criando espaços de interação e aprendizado.

 


Projeto Conquistando o Futuro

O Projeto Conquistando o Futuro desenvolvido pela Unimed Fronteira Noroeste/RS tem como objetivo proporcionar momentos de aprendizado, conscientização, cidadania, crescimento pessoal e profissional a jovens de 15 a 18 anos do município de Santa Rosa. Busca auxiliar na formação destes para a sociedade, mercado de trabalho e profissionalização, oportunizando a inserção no Programa Jovem Aprendiz.

Realizamos cursos, palestras e eventos sobre temáticas relacionadas à saúde, meio ambiente, curriculum, entrevista, profissões, rotinas administrativas e preparação para o mercado de trabalho, objetivando a busca de jovens para participar do Programa Jovem Aprendiz da cooperativa.

O projeto teve início em 2009 e até o momento participaram em média 240 jovens, sendo selecionados 33 como aprendizes na cooperativa e empresas parceiras da Unimed Fronteira Noroeste/RS. No ano de 2017 foram selecionados 5 jovens para aprendizes da Cooperativa.
 
   
 
 
Projeto Consumo Consciente
 

O Projeto Consumo Consciente, foi aprovado no dia 26 de agosto de 2008, pela Direção da Unimed. Este projeto tem como objetivo mudar hábitos que geram desperdícios e prejuízos ao meio ambiente, além de ser uma ação voltada para a conscientização sobre os temas Educação Ambiental e Cidadania Empresarial. O Projeto Consumo Consciente visa promover ações voltadas à saúde, meio ambiente, coleta seletiva de lixo, consciência ecológica e demais temas relacionados à responsabilidade socioambiental, sustentabilidade do planeta e da humanidade. Este projeto deve ser entendido como algo muito maior do que simplesmente redução de despesas. Tem que ser percebido como um novo modelo de comportamento necessário para a vida.

É realizada a ação do Dia da Escada, que incentiva os colaboradores a optarem pela escada em vez do elevador três vezes por semana, buscando a redução de energia elétrica em nossa sede. Outra ação é o uso de caneca do projeto pelos colaboradores, para diminuição do uso de copos descartáveis. 

  


 


Projeto Reflorestar é Viver

As Mudanças Climáticas Globais representam um dos maiores desafios da humanidade, exigindo mudanças em muitos hábitos de consumo e comportamento.

A Unimed Fronteira Noroeste/RS através de sua filosofia empresarial de missão, visão e valores, destaca seu comprometimento com a responsabilidade socioambiental, criando e implantando ações voltadas para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta, através do plantio de árvores nativas, visando recuperar áreas degradadas e auxiliar na redução do carbono presente na atmosfera, além do embelezamento natural que ocorre pela recuperação de florestas.

O Projeto tem como objetivo desenvolver ações de reflorestamento com espécies de árvores nativas. O projeto conta com um viveiro próprio que abriga em média 200 mudas, cultivadas por colaboradores voluntários, usadas para posterior plantio em áreas degradadas.

A Unimed Fronteira Noroeste/RS participa do Inventário Corporativo das emissões de Gases de Efeito Estufa, que apontou para o ano de 2017 o plantio de 181 mudas de árvores nativas, para neutralização do carbono emitido pelas ações da cooperativa. Para contribuir com a neutralização referente ao ano de 2017, foi realizado plantio de 100 mudas de árvores nativas, em área cedida no município de Santa Rosa.

 

 

 

A Cooperativa vem desenvolvendo seu papel de agente transformador por meio de uma série de ações que visam à promoção da cultura, solidariedade, cidadania, consumo consciente e preservação ambiental. Busca através dos seus projetos sociambientais, a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

 

 

Para acessar o Relatório Ambiental 2017 clique aqui.

 

Para acessar o Balanço Social 2017 clique aqui.