Voltar

Benefícios do chocolate e características de cada tipo

Benefícios do chocolate e características de cada tipo

Adora chocolates e quer conhecer mais cada um para consumir de forma saudável? Confira aqui

Benefícios do chocolate e características de cada tipo

3 Abril 2020
Chocolate é um alimento adorado pelos brasileiros e seu consumo aumenta na época da Páscoa. Além disso, seus formatos e opções começam a ter maior variedade nessa época do ano. Para ajudar na escolha daquele tipo que mais irá fazer bem à sua saúde, separamos informações detalhadas. Siga lendo e confira.

Entenda os benefícios do chocolate na saúde

Chocolate faz bem, desde que consumido em quantidades moderadas. Os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos. 
 
Uma pesquisa recente desenvolvida no Instituto Nacional de Agronomia da França mostra que, independente da cor, o chocolate é rico em vitaminas, esteróis, fosfolipídios, alcaloides, polifenóis e os famosos antioxidantes. Todas essas características formam uma lista de motivos que evidenciam como esse alimento faz bem à saúde. Algumas delas são: 
  • O chocolate proporciona uma grande sensação de bem-estar
  • O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial 
  • Seu alto poder hidratante torna-o queridinho também no setor estético
  • Contribui para a saúde cerebral, reduzindo danos de acidente vascular cerebral
  • Reduz o estresse e alivia dores 

As características de cada tipo de chocolate

Existe mais de um tipo de chocolate e suas características vão mudando de acordo com a quantidade de cacau existente em sua composição e com a forma de fabricação. Confira detalhes: 
 

Benefícios do chocolate ruby

pedaços de chocolate ruby na mesa
O chocolate ruby chegou ao mercado surpreendendo todos que acreditavam que as cores desse alimento só poderiam ser duas: branco ou preto. Diferentemente do que muitos pensam, o chocolate ruby não leva corantes em sua composição. Sem adição de aromatizantes ou outros produtos químicos para chegar à tal coloração, esse tipo de chocolate estava em desenvolvimento há aproximadamente dez anos e recentemente foi lançado por uma empresa suíça.
 
Assim como qualquer chocolate, o ruby é feito de cacau. No entanto, o tipo de cacau se diferencia, pois é aquele cuja fruta possui sementes na cor rosada. Isso acontece em consequência do ambiente – as condições de umidade, temperatura e exposição ao sol trazem essa característica peculiar à matéria-prima do produto que chamou a atenção dos chocólatras. 
 
Além do sabor particular e da sua coloração naturalmente rosada, esse tipo possui 47,3% de cacau – o mesmo teor de um chocolate do tipo meio amargo. Sua textura também pode parecer familiar, já que sua quantidade de gordura está na casa de 36%, bem semelhante ao chocolate branco. 
 
Rico em ácido cítrico, antioxidantes e com uma característica menos doce, é ideal para quem procura fontes de vitaminas A e B. Entretanto, ele ainda é difícil de ser encontrado e tem um preço de mercado acima dos já conhecidos pela maioria das pessoas.
 

Benefícios dos chocolates meio amargo e amargo

pedaços de chocolate amargo sobre a mesa
A principal diferença entre esses chocolates é que o tipo amargo concentra entre 60% e 85% de cacau, enquanto o meio amargo contém, em sua composição, de 40% a 55% do elemento. São ótimos aliados da circulação sanguínea e aumentam o colesterol bom (conhecido como HDL), além de serem ricos em magnésio, ferro e selênio. Ingerindo um quadradinho de uma barra de chocolate diariamente, será possível notar redução do apetite e aumento do metabolismo.
 

Benefícios do chocolate ao leite

composição com pedaços e chocolate ao leite em uma mesa
É um tipo de chocolate mais doce e cremoso, por conter menos cacau em sua fórmula, sendo assim um dos tipos menos benéficos à saúde. Por possuir menos gordura hidrogenada na composição, é menos calórico.
 

Benefícios do chocolate branco

pedaços de chocolate branco em uma mesa
É um chocolate produzido através da manteiga do cacau, sendo mais calórico que os demais. Contudo, seus benefícios estão na característica de não ter cafeína em sua composição, além de oferecer mais energia para o corpo. 
 
Chocolate ruby, meio amargo, ao leite ou branco. Você conhece o bê-a-bá do chocolate? Todos têm seus benefícios. A chave para conseguir consumir esses tipos de alimentos e ficar com a saúde em dia é comer um pequeno pedaço por dia, ou seja, cerca de 30 gramas. Com moderação, é possível consumir chocolates sem peso na consciência. 

Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia, Super Abril, Institute of Agronomy

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.