Padrão TISS

Padrão TISS

O que é o TISS?
TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar) é uma norma instituída pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, que estabelece um padrão obrigatório para a troca de informações entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço de saúde sobre os eventos realizados em beneficiários de planos privados de saúde.


O padrão TISS é dividido em três partes:
Representação de conceitos:
Constitui um conjunto padronizado de terminologias, códigos e descrições utilizados pela TISS.

Conteúdo e estrutura: Estabelece as guias e demonstrativos utilizados pelo setor de saúde suplementar, padronizando campos, formatos e regras de preenchimento.

Comunicação: Define as transações eletrônicas, incluindo as regras de comunicação e segurança entre os sistemas de informação das operadoras de plano de saúde e os sistemas de informações dos prestadores de serviços.

 

Coordenador TISS e Suplente

Coordenador TISS
Luciano Payvuna
Tel (33) 2101 2940
e-mail: luciano.payvuna@unimedgv.coop.br

Suplente
Cleverson da Costa Almeida
Tel (33) 2101 2944
e-mail: cleverson.almeida@unimedgv.coop.br

 

Envio do faturamento através do WSD
O envio do faturamento eletrônico da Unimed Governador Valadares é através do WSD-TISS, que se encontra no Portal.

Para que o prestador possa efetuar o upload/download, basta que ele acesse o http://www.unimedgv.coop.br/ , faça login na área restrita e selecione a opção Aplicativo / WSD

O WSD-TISS valida se as mensagens enviadas, tanto pelo Prestador como pela Unimed atendem aos Schemas determinados pela ANS. Ele também realiza as validações das regras de negócio da Unimed. Traduzindo as mensagens para o formato PTU-TXT.

As mensagens são entregues à Unimed nos dois formatos: XML e PTU-TXT.

A versão válida atualmente é a V2_02_01.

Sempre que a ANS publica nova versão dos Schemas o WSD-TISS é parametrizado para validar as mensagens seguindo os novos padrões.

Mensagens fora do padrão determinado pela ANS não são encaminhadas aos seus destinos, os erros são informados ao usuário de origem da mensagem.