Aleitamento materno é tema de palestra no CAS da Unimed Guarapuava

Aleitamento materno é tema de palestra no CAS da Unimed Guarapuava

8 Agosto 2017

Rico em proteínas, o leite materno é a alimentação mais saudável que uma mãe pode oferecer ao seu bebê. Nele contém todos os nutrientes e anticorpos que são necessários para um desenvolvimento sadio da criança. E para orientar e incentivar o aleitamento materno, a Unimed Guarapuava realizou no CAS – Centro de Atenção à Saúde uma palestra sobre o tema, no último dia 2.

Com a proposta 'Promoção do Aleitamento Materno', Aline Moro coordenadora do CAS, Cristiane Aggio enfermeira do CAS e coordenadora do evento e também a nutricionista do Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo, Franciele Boaria, falaram sobre aleitamento materno e também sobre a importância da doação de leite humano e tiram dúvidas das mães presentes na palestra.

Segundo as enfermeiras, o maior objetivo é incentivá-las a amamentarem seus bebês e mostrar que tendo leite não há necessidade de incluir na dieta do bebê formulas complementares. “O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de vida. Ele é um alimento completo e ideal para o bebê, pois ele contém todos os nutrientes em quantidades adequadas” ressalta Aline.

DOAÇÃO LEITE HUMANO 

Durante a palestra, a nutricionista Franciele Boaria, apresentou para as mamães presentes como funciona, o que é o banco de leite e qual sua importância. “Todas as mães saudáveis da região que tenham feito acompanhamento pré-natal podem ser doadoras”.

As doações irão beneficiar outros bebês que necessitam do leite materno. Franciele explica que são necessários 70 litros de leite/mês, porém o banco tem trabalhado com uma faixa de 30 litros/mês, uma quantidade considerada baixa. “Como é uma quantidade baixa, então nós acabamos dando preferência para os bebês com prematuridade extrema”.


Assessoria e RSN