Janeiro Branco: cuidando da sua saúde mental

Janeiro Branco: cuidando da sua saúde mental

29 Janeiro 2019

Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, doença que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais conduz ao suicídio. Sensibilizado com esse assunto, o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão criou em 2013 a campanha Janeiro Branco, que tem como um de seus objetivos despertar a conscientização das pessoas a respeito da importância de manter a saúde mental em dia.

A saúde mental, em uma visão transdisciplinar, humanista e moderna, engloba tanto as doenças mentais como depressão, ansiedade, esquizofrenia ou bipolaridade, como também a capacidade de o indivíduo reagir às circunstâncias como a pressão no trabalho, desencontros amorosos, cobranças da sociedade, responsabilidades da vida adulta, questões da senilidade etc.

Para manter um bom estado mental é aconselhável:

• Conviver, ou criar, um ambiente com características compostas por autoestima e boas relações interpessoais

• Dormir e comer de forma adequada

• Falar e expressar seus sentimentos

• Buscar novas habilidades

• Exercitar a mente e o corpo

• Separar um tempo para o contato com amigos e familiares

• Relaxar e praticar hobbies

• Definir metas realistas

A Unimed Guarapuava aderiu a essa campanha e no mês de janeiro realizou duas importantes ações junto aos colaboradores e comunidade. Essas ações foram desenvolvidas pelo CAS - Centro de Atenção à Saúde em parceria com o setor de Gestão de Pessoas e fazem parte do Projeto de Qualidade de Vida Conexão Saúde.

 

Palestra Hormônios da Felicidade

No dia 15/01/2019 a psicóloga Andrea Pires realizou uma palestra para os colaboradores sobre os Hormônios da Felicidade explicando como estimular os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e falou ainda que ao mudar alguns comportamentos, podemos melhorar o nosso dia a dia e ter maior qualidade de vida. Enfatizou ainda: “as pessoas que se torturam com pensamentos e hipóteses negativas, devem tomar consciência deste processo. Se continuam a repetir esses pensamentos, não há espaço para soluções positivas que poderiam ajudá-las a resolver o problema que as assombra, abrindo suas mentes para possíveis soluções”.

 

Caminhada Conexão Unimed

No dia 17/01/2019, colaboradores, familiares e comunidade participaram da 1ª Caminhada Conexão Unimed na Lagoa das Lágrimas. O objetivo é estimular a prática de atividades físicas e promover uma integração maior entre as pessoas. A expectativa do projeto é fortalecer esse grupo e realizar a caminhada mensalmente, além de outras atividades como trilhas e passeios ciclísticos.

A coordenadora do setor de Gestão de Pessoas da Unimed Guarapuava, Simone Nett, finalizou ainda citando um poema de Carlos Drumond de Andrade “Receita de Ano Novo”: ”para ganhar um Ano Novo de verdade temos que lutar por ele, merecê-lo, fazer por onde despertar o Ano Novo que existe adormecido dentro de cada um de nós. E essa é justamente a proposta do Janeiro Branco: uma campanha que busca mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida e um ambiente mais feliz para si mesmas. A partir da cor branca, de uma folha em branco, qualquer pessoa pode escrever (ou reescrever) a sua história.