Voltar

Transformação digital da CNU simplifica atendimento às Unimeds

Transformação digital da CNU simplifica atendimento às Unimeds

Transformação digital da CNU simplifica atendimento às Unimeds

24 Março 2021

Além dos beneficiários, WhatsApp Business facilita rotina de trabalho das cooperativas

Quando se fala em atendimento, é comum pensar somente no cliente. Entretanto, como parte do maior sistema cooperativista de saúde do mundo, a Central Nacional Unimed também faz questão de prestar o melhor suporte às coirmãs. Por isso, as funcionalidades do WhatsApp Business da CNU foram programadas para receber demandas do próprio Sistema Unimed por meio do número (11) 3268-7020.

“Com o programa, nós oferecemos atendimento em texto, via comunicador instantâneo, aliado ao de voz, pelo smartphone. O ganho em agilidade foi imediato. No segundo semestre de 2020, o atendimento migrado já era de 50% do total de procura”, disse Paulo Januzzi, diretor Técnico Operacional da cooperativa nacional. “E esse serviço está disponível para todas as Unimeds”, completou.

O WhatsApp Business é apenas um dos canais digitais da Central de Atendimento implantados nos últimos quatro anos. Somam-se ao programa de envio de mensagens: o aplicativo “Meu Plano”, que disponibiliza serviços como agendamento e guia médico; o Facebook Messenger; e a Carol, assistente virtual da CNU, que realiza 100% dos primeiros contatos recebidos por telefone. 

“A Central Nacional Unimed foi a primeira empresa de Saúde a implementar o sistema de mensagens do Facebook. Também somos a única empresa do setor transacionando diretamente nas plataformas Google e Amazon (Alexa)”, declarou Januzzi, ao ressaltar que as ferramentas tornaram-se ainda mais essenciais, devido à pandemia da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social.

Graças a essa transformação digital, inclusive, a cooperativa nacional foi apontada pela HSR Specialist Researchers como uma das 20 empresas que melhor trabalham a comunicação durante os atuais acontecimentos que acometem o Brasil e o mundo. “Algumas dessas inovações aconteceram em plena pandemia”, enfatizou o diretor Técnico Operacional.

Feedback e projetos

Renata Loures, responsável pela Superintendência de Operações, lembra que os canais digitais foram premiados na categoria Inovação do Smart Customer e da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). Hoje, os serviços por meio do BOT absorvem 70% da demanda. Para o próximo mês, está previsto o atendimento via Telegram e, no segundo semestre, pelo Instagram.

“A CNU investiu em um projeto robusto de modernização dos canais de atendimento e promoção de iniciativas de relacionamento digital. É imprescindível destacar que as iniciativas de atendimento digital encontram-se bastante consolidadas, com estratégias de gestão e estrutura tecnológica bem maduras. Hoje, a volumetria de atendimento digital ao cliente Unimed já supera em 11% o tradicional canal de voz (SAC)”, informou.

Conveniência e pioneirismo

Outra importante iniciativa que ilustra esse novo formato de relacionamento com o consumidor consiste na disponibilização de um serviço de solicitação de reembolso 100% digital. A Central Nacional Unimed é a primeira operadora de saúde com devolução do valor em até 24 horas — considerando grupos de procedimentos. Atualmente, 29% dos reembolsos solicitados são pagos nesse prazo.

“Estamos promovendo conveniência digital para os beneficiários CNU”, ressaltou Renata. Temos, ainda, a Sala Digital, no Site de Operações localizado no bairro Tatuapé, em São Paulo, onde recebemos fornecedores especializados em tecnologia. Eles realizam assessment na nossa operação, com o objetivo de propor melhorias qualitativas e produtivas na experiência do nosso cliente”, completou a gestora.

Canais digitais https://www.youtube.com/watch?v=FcoNDg2bVsI&feature=emb_imp_woyt Carol https://www.youtube.com/watch?v=LSRgEzQQ55U&feature=emb_imp_woyt

Meu Plano https://www.youtube.com/watch?v=CxG1iNErl6k&feature=emb_imp_woyt

Agendamento e Guia - https://www.youtube.com/watch?v=eGMrHj7Ms1w&feature=emb_imp_woyt


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR:


 
 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em