Voltar

Unimed planta 824 árvores para neutralizar emissões de Gases de Efeito Estufa

Unimed planta 824 árvores para neutralizar emissões de Gases de Efeito Estufa

Unimed planta 824 árvores para neutralizar emissões de Gases de Efeito Estufa

24 Março 2021

Reduzir e neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é um dos compromissos da Unimed Circuito das Águas desde que iniciou a contabilização das emissões através de elaboração de Inventários de Carbono há dez anos. “Combater as Mudanças Climáticas é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que a Unimed apoia e trabalha através da Neutralização do Carbono”, diz o Presidente Musse José Matuck.

Todos os anos a cooperativa faz a contabilidade ambiental de suas atividades relacionadas às emissões de GEE, tanto diretas quanto indiretas, geradas, por exemplo, pelo consumo de energia elétrica ou de combustíveis fósseis (diesel e gasolina). “Como passamos a medir esses indicadores, temos condição de trabalhar para reduzir nossos impactos ambientais ou mesmo zerá-los através do plantio de árvores, o que realizamos anualmente, desde 2011”, afirma Musse José Matuck.

As emissões contabilizadas em 2019 e 2020 estão sendo neutralizadas em 2021 através do plantio de 824 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, adquiridas pela cooperativa no Viveiro do ICMBio – Floresta Nacional de Passa Quatro - MG. As árvores foram plantadas em área de Preservação Permanente na Escola Rural Família Agrícola de Cruzília - EFAC, dando continuidade ao Projeto de Recuperação da mata Ciliar do Córrego Passo Fundo, que atravessa a escola. Parte do plantio está sendo feito pelos profissionais que atuam na escola do ensino médio técnico de agropecuária, que permanece com o ensino remoto aos alunos, e outra parte será plantada pela Pastoral do Meio Ambiente em área verde próxima à Escola.

A parceria com a EFAC foi iniciada em 2019 com o plantio de árvores para neutralizar as emissões de 2018. “Ao entregarmos as novas mudas, pudemos constatar que as árvores plantadas em maio de 2019 crescem fortes à beira do curso d’água à entrada da Escola, que tem o compromisso de monitorar o crescimento e prestar contas do plantio pelos dois primeiros anos”, explica a Assessora de Comunicação e Sustentabilidade Mônica Fernandes, que participou da entrega das mudas no dia 09 de março.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR:


 
 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em