Voltar

Unimed Vale do Sinos investe em projeto em prol do meio ambiente

Unimed Vale do Sinos investe em projeto em prol do meio ambiente

Batizado de Mãos na Terra, ação desenvolvida pela cooperativa envolve colaboradores e comunidade

Unimed Vale do Sinos investe em projeto em prol do meio ambiente

Batizado de Mãos na Terra, ação desenvolvida pela cooperativa envolve colaboradores e comunidade

A tarde desta segunda-feira, 8 de maio, foi bastante especial para o grupo de colaboradores da Unimed Vale do Sinos que participou do Mãos na Terra, projeto criado pela cooperativa para o plantio de árvores nativas.

 

Na ação, foram plantadas 135 mudas nas margens do arroio Schmidt, em Campo Bom, com a finalidade de adensamento vegetal e recomposição da mata ciliar. Foram priorizadas espécies de crescimento rápido, com boa tolerância a ambientes úmidos e frutíferas, para apreciação e adoção pela comunidade do entorno e fauna do local.

 

Para o Analista Ambiental da Unimed Vale do Sinos, Maicon Preuss, a ação foi uma agradável surpresa para todos. “Foi muito bom participar do projeto, pois era visível o empenho dos setores em reduzir as impressões”, conta. Preuss explica que a ideia é repetir a ação nos próximos seis meses e fala da importância do projeto. “A importância do Mãos na Terra se dá pelo envolvimento com a comunidade e a compensação de nossos impactos ambientais”, completa.

 

O projeto surgiu após a identificação do aumento contínuo de cópias e impressões dentro da Unimed Vale do Sinos, causando um grande impacto ambiental. No ano de 2015 a cooperativa teve um aumento de 8,5% no número de folhas utilizadas comparado a 2014. Pensando nisso, foi criado o projeto Mãos na Terra, que consiste no monitoramento mensal das impressões por meio de um sistema online que aponta quando o setor não atingiu a meta de impressões e, para compensar o papel gasto, cada equipe deve se responsabilidade pelo plantio de cinco mudas de árvores.

 

Para a colaboradora Tatiana Lippert de Mattos, a ação foi muito válida. “Gostei bastante de ter participado, principalmente com as crianças junto, valorizando a natureza e mostrando como ela é importante para todos e também para a preservação do local”, explica.

 

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Campo Bom, que fez a limpeza e indicação do local.  Para o Secretário de Meio Ambiente da cidade, João Flávio Rosa, que esteve presente na ação, é muito importante o engajamento das crianças na preservação do meio ambiente. “O local era um foco de descarte de lixo, mas queremos mudar esta realidade e só poderemos fazer isso com a ajuda da comunidade, principalmente das crianças”, conta o Secretário.

 

Além dos 22 colaboradores da Unimed Vale do Sinos, participaram cerca de 20 alunos de ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edmundo Strassburger, que auxiliaram no plantio e futuramente ajudarão a cuidar das árvores plantadas. 


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR:


 
 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em