Índice da ANS apresenta sete Unimeds entre as 10 operadoras de saúde mais bem avaliadas do País

IDSS 2018, divulgado pela agência, classifica 97% das 263 cooperativas avaliadas nas três maiores faixas do ranqueamento, que avalia a qualidade assistencial

18 Setembro 2019

São Paulo (SP) - Sete das 10 operadoras mais bem qualificadas no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2018 – ano-base 2017 – são Unimeds. Divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no início da semana, o indicador classifica o setor em notas de 0,0000 a 1,0000, avaliando a qualidade assistencial das operadoras de todo o País. Estão em destaque no topo do ranking as seguintes cooperativas:

1º lugar: Unimed-BH – IDSS 1,0000

4º lugar: Unimed VTRP – IDSS 1,0000

5º lugar: Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana – IDSS 1,0000

6º lugar: Unimed Pato Branco – IDSS 1,0000

7º lugar: Unimed Encosta da Serra – IDSS 1,0000

8º lugar: Unimed Cascavel – IDSS 0,9747

9º lugar: Unimed Goiânia - IDSS 0,9701

Conforme a ANS, o IDSS é um instrumento que permite a avaliação anual do desempenho das operadoras por meio de um conjunto de indicadores voltados à qualidade de atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos e regulação. O indicador está dentro do Programa de Qualificação das Operadoras, conduzido pela própria agência reguladora.

Segundo o presidente da Unimed do Brasil, representante institucional do Sistema Unimed, Orestes Pullin, o resultado representa o comprometimento das Unimeds com a constante melhoria da qualidade assistencial e com sua sustentabilidade. “As principais responsáveis por esse sucesso nos indicadores qualitativos são as cooperativas, que têm atuado com iniciativas justas, sérias e totalmente focadas na centralização das atenções no beneficiário e no cooperado. Como apoio, temos uma atuação central na Unimed do Brasil, disponibilizando iniciativas como o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, que hoje certifica mais de 170 Unimeds, apoiando projetos como o Programa Qualifica Unimed e orientando as Unimeds para que possam evoluir e se destacar ainda mais no mercado”, ressalta Pullin. “São dados que nos deixam felizes, pois mostram que estamos no caminho certo, e que também nos alertam de que a busca pela melhoria deve ser contínua e de que ainda há muito a ser feito”, complementa.

Esse é o primeiro ranking divulgado após a adoção da Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS) pela ANS como o padrão para coleta de dados das operadoras, o que impossibilita comparações com resultados dos anos anteriores, quando eram utilizados outros parâmetros na análise. Mesmo com a alteração, o desempenho geral das Unimeds no relatório anual é considerado como positivo pela Unimed do Brasil. O levantamento mostra que, das 263 cooperativas que atuam como operadoras e que participaram da avaliação, 97% estão nas três faixas mais altas da classificação.

Odonto – O Sistema Unimed apresenta resultado positivo também no segmento odontológico, como mostra o índice obtido pela Unimed Odonto, empresa subsidiária da Seguros Unimed. A companhia obteve nota máxima nos Índices de Sustentabilidade no Mercado e de Qualidade em Atenção de Saúde. Em comparação com as operadoras odontológicas de grande porte (acima de 100 mil beneficiários), a Unimed Odonto figura como a segunda mais bem avaliada do País, com índice 0,7980.

Para mais informações sobre o IDSS 2018, acesse o site da ANS.

Sobre a Unimed – A Unimed, maior sistema cooperativo de saúde do mundo, possui 52 anos de atuação no mercado de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composta por 344 cooperativas médicas, com assistência para cerca de 18 milhões de beneficiários em todo País. Entusiasta do movimento SomosCoop, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Unimed conta com mais de 115 mil médicos, 120 hospitais próprios e 2.506 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir a qualidade da assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar prestada aos beneficiários das cooperativas. Sua marca é ratificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) como de alto renome por seu grande nível de conhecimento pelo público, autoridade incontestável e fama que ultrapassa os limites do segmento de saúde.