Unimed do Brasil lança o Painel Unimed COVID-19 para aprimorar decisões no combate à pandemia

Dashboard traz dados do comportamento da doença dentro e fora do Sistema Unimed, servindo como base para a adoção de estratégias assertivas em áreas como o remanejamento de leitos e tratamento de infecções

14 Julho 2020

A Unimed do Brasil lança no mercado o Painel Unimed COVID-19, uma importante ferramenta para a análise de dados do novo coronavírus tanto no Sistema Unimed quanto no País de forma geral. A ferramenta permite processar uma série de indicadores como a quantidade de leitos disponíveis e o número novos casos diários e de óbitos, seja por município, estado ou em todo o território nacional, está disponível desde 10 de julho.

De domínio público, o Painel Unimed COVID-19 foi desenvolvido pela Unimed do Brasil e é gerido por sua Diretoria de Gestão de Saúde. A ferramenta serve como base para a consulta diária dos dados epidemiológicos referentes ao comportamento da doença no Brasil e pode ser acessada por meio do link unimed.me/painelcovid19.

Tais dados são oriundos da plataforma disponibilizada pela Confederação em parceria com a Unimed Central de Serviços RS – FAST PEP – e por meio das informações repassadas semanalmente pelas Federações e Singulares do Sistema Unimed. No caso das informações gerais referentes ao País, são provenientes das bases do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais de saúde, cartórios e dos consórcios de notificação dos quais as cooperativas fazem parte.

Confira, abaixo, alguns dos principais indicadores do painel epidemiológico:

• Disponibilidade de leitos e vulnerabilidade
  • Novos casos diários
  • Número de óbitos
  • Proporção de casos ativos, recuperados e óbitos
  • Taxa de incidência diária
  • Taxa de letalidade da doença
  • Tendências para os próximos 15 dias
  • Total de casos confirmados de Covid-19

“O uso de dados transparentes e atualizados são de suma importância para que gestores públicos e privados de saúde possam tomar as decisões mais acertadas neste momento em que grandes esforços estão sendo empenhados para o combate à pandemia. Com mais esta ferramenta à disposição, a Unimed do Brasil espera contribuir para alavancar novas iniciativas que sirvam aos melhores interesses das comunidades locais e da sociedade brasileira”, afirma o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin.

Sobre a Unimed – A Unimed possui 52 anos de atuação no mercado de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composta por 345 cooperativas de saúde, com assistência para cerca de 18 milhões de beneficiários em todo País. Entusiasta do movimento SomosCoop, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Unimed conta com mais de 116 mil médicos, 126 hospitais próprios e cerca de 2.500 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir a qualidade da assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar prestada aos beneficiários das cooperativas. Sua marca é ratificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) como de alto renome por seu grande nível de conhecimento pelo público, autoridade incontestável e fama que ultrapassa os limites do segmento de saúde.