A história da Unimed começa em Santos, no litoral de São Paulo

Ao ver a medicina, uma atividade inerentemente humana, cada vez mais mercantilizada, um grupo de pouco mais de 20 médicos buscou no cooperativismo a resposta àquilo que prejudicava a dignidade da profissão e o atendimento aos pacientes.  


Nasceu então a União dos Médicos – Unimed, em 18 de dezembro de 1967. Um de seus principais idealizadores foi o ginecologista e obstetra Edmundo Castilho.

A primeira Diretoria Executiva era composta por José Luiz Camargo Barbosa, Mario Billerbeck, Gino Sarti, Edmond Atick e Helio Gomes.

O diferencial da Unimed? Em especial, a gestão democrática por parte dos médicos cooperados.

Ilustração colorida. A imagem exibe o mapa do Brasil, destacando cada região com a lista das Unimeds existentes em cada uma delas.

Nas palavras do fundador:

“O cooperativismo é uma sociedade aberta, sem fins lucrativos
e que busca fazer justiça social. Ele surge como um sonho da humanidade, como uma forma de humanização do capitalismo”

A junção dos ideais cooperativistas, da ética e do papel social da medicina constituiu a base para, 50 anos depois, a marca Unimed ser sinônimo de assistência e plano de saúde, presente em 84% do território nacional, com 18 milhões de clientes e 113 mil médicos cooperados.

Em meio século, a história do Sistema Unimed está mesclada às histórias de vida de seus clientes e se fortalece cada vez mais, se renova e transforma para inovar e oferecer serviços e soluções que promovam saúde, bem-estar e qualidade de vida à sociedade brasileira.

Em nossa memória há diversos momentos importantes e muitas histórias para contar.

CONFIRA