Voltar

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSSPrograma de Qualificação (IDSS) da ANS

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSSPrograma de Qualificação (IDSS) da ANS

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSSPrograma de Qualificação (IDSS) da ANS

14 Outubro 2019

 

O que é o IDSS?

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é conhecido como a “nota” das operadoras. É um programa de avaliação das operadoras de planos de saúde que permite avaliar o desempenho das operadoras de planos privados de saúde por meio de um conjunto de indicadores, com o objetivo de ampliar a transparência e reduzir a assimetria de informação, dirimindo falhas de mercado que, neste caso, comprometem a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento de contratar de um plano de saúde ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

“A intenção da ANS é incentivar as operadoras a melhorarem questões que afetam diretamente o usuário, como por exemplo o modelo de atenção a populações prioritárias, como idosos, gestantes e crianças, a disponibilidade de prestadores de serviços e a resolução rápida e efetiva das queixas dos beneficiários”, explica a diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS, Michelle Mello. 

 

Qual o principal objetivo do IDSS? 

Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.

Demonstrar como o mercado está se comportando com relação às questões assistenciais, sendo um importante parâmetro de avaliação para os beneficiários de planos de saúde.

 

Dimensões do IDSS

O IDSS trabalha embasado na avaliação de quatro dimenssões:

  1. (IDQS) Dimensão da Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;

  2. (IDGA) Dimensão da Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;

  3. (IDSM) Dimensão da Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;

  4. (IDGR) Dimensão da Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

 

Como o IDSS é calculado?

É calculado a partir de indicadores definidos pela própria ANS, com base nos dados extraídos dos seus sistemas de informações gerenciais ou obtidos em sistemas nacionais de informação em saúde.

O IDSS é um índice composto, que varia de zero a um (0 a 1), e cada operadora recebe uma nota que a enquadra em uma faixa de avaliação por ordem crescente de desempenho: nota 0 – pior resultado; e nota 1 – melhor resultado. As faixas de avaliação do IDSS estão representadas na figura abaixo, com 5 faixas de notas representadas por cores:

 

Como é o método de cálculo do IDSS?

O cálculo do IDSS de cada operadora é realizado pela média ponderada dos índices de desempenho das dimensões, conforme os pesos de cada dimensão descritos no Art. 2º da Resolução Normativa - RN nº 423, de 11 de maio de 2017, que alterou a RN nº 386 de 09 de outubro de 2015.

IDSS = (IDQS*0,30) + (IDGA*0,30) + (IDSM*0,30) + (IDGR*0,10)

Onde:

  • IDSS = Índice de Desempenho de Saúde Suplementar

  • IDQS = Dimensão da Qualidade em Atenção à Saúde

  • IDGA = Dimensão de Garantia de Acesso

  • IDSM = Dimensão de Sustentabilidade no Mercado

  • IDGR = Dimensão de Gestão de Processos e Regulação

Caso a Operadora seja acreditada:

(Pontuação Base de acordo com o nível de acreditação + IDSS) = 1

Pontuação base: pontuação base (fixa) especificamente para cada operadora acreditada, obedecidos os critérios estabelecidos na ficha técnica e o nível de acreditação obtido:

  • Nível I: 0,30

  • Nível II: 0,23

  • Nível III: 0,15

 

Como é apurado o índice de desempenho de cada dimensão (ID Dimensão) do IDSS?

Os pesos de cada indicador são utilizados para compor a nota de cada dimensão. O índice de desempenho da dimensão da qualidade em atenção à saúde (IDQS), da dimensão de garantia de acesso (IDGA), da dimensão de sustentabilidade no mercado (IDSM) e da dimensão de gestão de processos e regulação (IDGR) serão calculados através da média ponderada dos indicadores da dimensão, ou seja, o numerador representa a soma dos produtos do resultado de cada indicador da dimensão pelo respectivo peso, enquanto que o denominador é a soma dos pesos dos indicadores da dimensão.

  • ID= ID1*P1+ID2*P2+¿+IDn*PnP1+P2+…+Pn

  • ID = Índice de desempenho da dimensão

  • ID1 = Índice de desempenho do indicador 1

  • P1= Peso do Indicador 1

  • ID2= Índice de desempenho do indicador 2

  • P2= Peso do Indicador 2

  • IDn=Índice de desempenho do indicador n

  • Pn= Peso do Indicador n

 
 

Para saber mais sobre o IDSS

Programa de Qualificação de Operadoras: 

Dados do Programa de Qualificação de Operadoras  

 

Resultado Geral da Unimed Inconfidentes - IDSS  Ano Base Base - 2017

 

 

 

 

 

 


ANS

Fonte: www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans