Voltar

Consumo de vitamina D

Consumo de vitamina D

Consumo de vitamina D

27 Julho 2020

 

Diariamente, com ênfase nos dias de sol, somos orientados constantemente a não esquecer de aplicar protetor solar antes de sair à rua, devido à incidência de raios ultravioleta. Porém, em contrapartida, o sol é um grande aliado na produção de vitamina D, necessária principalmente para a manutenção do tecido ósseo. Embora seja possível obter vitamina D por meio da alimentação, a exposição solar garante a maior parte da síntese da vitamina.

A exposição excessiva aos raios ultravioletas pode causar câncer de pele. O segredo é saber dosar para aproveitar todos os benefícios do sol sem colocar a saúde em risco. Mas, como o sol libera vitamina D ao nosso corpo? O processo é simples, a pele absorve a energia ultravioleta e a converte em vitamina D. O segredo é ter cautela com o horário escolhido. Afinal, para que a vitamina D seja produzida, é preciso estar no sol sem protetor solar, pois a composição do protetor inibe a retenção de vitamina D. Recomenda-se de 10 a 15 minutos diários de sol nos braços e pernas antes das 10 horas ou após às 16 horas. E neste momento em que ficamos mais isolados devido a Pandemia, e não temos um quintal, como alternativa, podemos buscar os cantinhos que o sol bate em nossas casas, que bate na janela no período da manhã ou tarde.

Segundo a Médica Nutróloga Dra. Janine D. Alves, “a Vitamina D hoje em dia, não é considerada uma simples vitamina é um Pró hormônio, é um hormônio muito importante, que a gente fala que é a vitamina do sol. Porquê ela é considerada um pró hormônio? Porque ela ajuda na regulação do metabolismo dos ossos, da pressão arterial e fortalecimento do sistema imunológico. Hoje, ouvimos muito falar que temos que tomar a vitamina D, entretanto, a pessoa deverá procurar por um médico, ao qual solicitará exames para prescrever a dosagem correta”.

Veja como a vitamina D age no organismo:


Comunicação e Marketing

Fonte: https://www.unimed.coop.br/web/inconfidentes/viver-bem/saude-em-pauta/expor-se-ao-sol-ajuda-a-produzir-vitamina-d https://www.unimed.coop.br/web/inconfidentes/viver-bem/pais-e-filhos/sol-na-dose-certa https://www.youtube.com/watch?v=m5ZJ2zaMkYM&t=50s