Voltar

Jeito de Cuidar Unimed

Jeito de Cuidar Unimed

Viver é um eterno aprendizado

Jeito de Cuidar Unimed

Viver é um eterno aprendizado

22 Abril 2019

 

Lilian Aparecida da Silva Santos

 

Eu tenho quarenta e dois anos, sou do signo de libras e estou encantada com a delicadeza do elogio que recebi do psicólogo Sileimar Maximiliano. Percebi ao receber este elogio o quanto é importante propagar essa ação para as pessoas. Falar com as pessoas quando a gente gosta de um determinado ato que ela fez. Assim começou um bate papo descontraído com a assistente de contas médicas da Unimed Inconfidentes.

Ela nasceu em Ouro Preto, no bairro Alto da Cruz é chamada carinhosamente pela família por Zu. Conhecida na cooperativa por Lilian Santos. Quem a vê passar pelos corredores não percebe o tamanho do coração. Esta ouropretana que tem um jeitinho de se comunicar direto e sincero tem muito a contar.

Nasci no bairro do Alto da Cruz, afastado do centro. Lá no bairro pude perceber que conquistei algo valioso que tenho até hoje, as amizades. Para você ter uma ideia eu casei com um rapaz da minha rua. Marcelo, meu marido, era meu vizinho. Tenho muita saudade desse tempo. Lá no bairro a gente chamava as vizinhas de comadre, essa era a proximidade com as pessoas, coisa que hoje é rara.

Eu já fiz até teatro no bairro! Gente, isso já faz tanto tempo. Olha só! Eu tinha doze anos. São essas lembranças que ajudam a gente a viver e a enfrentar obstáculos. Ser uma pessoa melhor.

Na vida a gente precisa de remo. Viver é um eterno aprendizado. Temos um filho, chamado Lucas e sempre falamos com relação a educação dele, estamos plantando sementinhas e uma hora, quando ele precisar ela irá germinar e ele colherá frutos. Porque aprendi assim com  minha mãe e hoje sei onde tirar forças quando preciso, ou seja, na minha família e amigos. É tão bom quando você tem um problema e chega em casa e tem com quem conversar, uma pessoa só para te ouvir.

Você está me fazendo lembrar de tantas coisas boas. Tenho um folheto de missa que guardo desde a época que estava grávida. Sempre lembro dele, está escrito mais ou menos assim. “não pense nos problemas de amanhã, mas sim nos de hoje” Eu li isso, lembro direitinho a roupa que estava usando, o lugar que estava na igreja. Este texto sigo até hoje. Tento trabalhar isso comigo.

Um elogio transforma a vida. Sileimar me encaminhou um vídeo que me fez refletir muito. Percebi o quanto é importante pôr em prática o elogio, levá-lo a outras pessoas do nosso convívio. Vou te dizer uma coisa: “ Cada lugar que a gente trabalha a gente consegue conquistar os sonhos da gente.”  Trabalho todos os dias com satisfação. É muito prazeroso trabalhar na Unimed Inconfidentes. Aqui, tem companheirismo e você tem amigos na cooperativa que pode sempre contar.

E é isso! Você pode tentar ler o livro da vida das pessoas mas sem criticar. Tentar ler e ver como você pode escrever o seu livro e melhorar a sua vida e a vida de quem está ao seu redor.

Esta é a colaboradora Lilian Aparecida da Silva Santos e esse é o jeito de Cuidar Unimed Inconfidentes.


Domingos Gonzaga