Voltar

Unimed Inconfidentes realiza Dia C com Desapega

Unimed Inconfidentes realiza Dia C com Desapega

Unimed Inconfidentes realiza Dia C com Desapega

27 Julho 2020

 

 

Mudar um hábito, proporcionar o estímulo à doação voluntária, esse foi o foco do “Dia C” Dia de Cooperar realizado na Unimed Inconfidentes, em julho de 2020. Com a proposta de “Desapega Unimed Inconfidentes”, a cooperativa convidou os colaboradores, cooperados e parceiros a embarcar nessa jornada solidária doando peças de roupas, alimentos dentre outros utensílios.

O Dia C, objetiva promover a responsabilidade social e levar desenvolvimento para as comunidades na nossa região. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB. Esse ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o Dia C teve sua proposta repaginada, de acordo com Josiane Corrêa, devido ao isolamento social causado pela COVID-19, a ação aconteceu de forma inovadora. Ela disse que, a campanha foi desenvolvida para atender a comunidade e arrecadar roupas, alimentos e móveis que poderiam ser repassados a outras pessoas e famílias.

O gerente Executivo da cooperativa André Andrade reforçou que somar forças para ajudar nas questões sociais é sempre estimulante. Ele pontuou que a arrecadação da cooperativa agraciou as seguintes entidades: Associação Comunitária do Morro São Sebastião e Associação de Proteção Ambiental ambas em Ouro Preto e a Sociedade Musical Santa Cecília e o Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio em Passagem, distrito de Mariana.

Uma das colaboradoras que praticou o desapego foi a Lucinara Silva. Ela disse que ajudar alguém é sempre muito gratificante além de prazeroso, “é uma sensação de bem estar que não consigo descrever”. Ela ainda comentou que “às vezes simplesmente doar uma blusa que por algum motivo você não usa mais, não dá importância, mas que para uma outra pessoa é o agasalho que ela necessita. É ter empatia, é ter Jeito de Cuidar".

 

De acordo com Josiane Corrêa, dez famílias foram contempladas com a doação de roupas arregadadas pelos colaboradores 

 

Marilda Dionísia que é voluntária da Rede do Bem e Rede Solidariedade, relatou que o que move o trabalho solidário é a integridade do próximo, é querer cuidar do outro. Emocionada, disse que é muito difícil você saber o que o outro precisa, por exemplo de um prato de comida, de agasalho e não tem. Ela menciona que nem sempre pode oferecer algo, entretanto, ela pode se tornar um elo para disponibilizar o que o outro precisa por meio de amigos, como a Unimed Inconfidentes, que tem ajudado a comunidade de Ouro Preto.

Simplicidade é a melhor maneira de exercermos o voluntariado. Acreditar que juntos podemos transformar o mundo com simples ações. Todo dia é dia de cooperar, neste período de pandemia não poderia ser diferente, agradecemos a todos os cooperados, colaboradores e prestadores de serviços que se somaram a nós para fortalecer os princípios cooperativistas, além de doar um pouco de carinho e afeto as entidades sociais da nossa região. 


Domingos Gonzaga