PROJETOS PRÓPRIOS

De Olho no Futuro: o Programa De Olho no futuro propõe atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino, priorizando, o atendimento ao Ensino Fundamental. Com isso, reduzir as taxas de evasão decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e, também, garantir melhoria na qualidade de vida destes estudantes. De 2003 a 2018 já foram atendidos cerca de 11 mil alunos capixabas.

Viver Bem na Escola (Instituto Unimed Vitória): o Programa está ligado à Unimed do Brasil e ao Instituto Nacional Unimed e foi criado para ser executado nacionalmente pelas singulares, onde as bandeiras principais sejam a saúde e a educação, o que está em total conformidade com o Comitê de Atenção Integral à Saúde da Unimed do Brasil. Em 2016 e 2017 a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ceciliano Abel de Almeida, em Vitória, foi escolhida como escola-piloto do programa pelo Instituto Unimed Vitória, em consenso com a Secretaria Municipal de Educação, por estar localizada no entorno do Hospital Unimed, o que reforça o compromisso da cooperativa em investir nas comunidades próximas de suas unidades. Em 2018 foi oferecida uma Formação Nutricional para professores da rede municipal de Vitória.

Cuidar Mais: o projeto foi uma iniciativa do Instituto Unimed Vitória executado de 2015 a 2018, em parceria com o Hospital Infantil e o Hospital Dório Silva, que visando a atenção e o cuidado a crianças e adultos, pacientes do Centro de referência em Osteogênese Imperfeita do Espírito Santo, que funciona no Hospital Infantil, portadoras da Osteogênese Imperfeita, popularmente conhecida como “ossos de vidro” ou “ossos de cristal”. O projeto contou tambpem apoio da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Vitória (Apae) onde são oferecidas sessões de hidroterapia na piscina da Apae.

PROJETOS APOIADOS

Arte e Cultura

Algazarra Arte Coral (Instituto Todos os Cantos): criado em 2011, trata-se de um projeto de ensino de música por meio do canto coral. Atualmente, é composto por 44 coristas, com idades entre 13 e 20 anos, a maioria do bairro Itararé, em Vitória, e adjacências. O diferencial do projeto é inserir a música clássica na vida dos adolescentes e jovens, agregando ainda mais ao trabalho de musicalização lições de cidadania e de superação das dificuldades. O projeto tem reconhecimento nacional e realiza inúmeras apresentações no Estado e também participa de importantes festivais pelo país.

Desenvolvimento comunitário

Central de Compras do Bem (Grupo Nação): com sede no bairro Jaburu, em Vitória, o projeto foi criado para promover a compra coletiva entre 13 proprietários de estabelecimentos comerciais de baixa rentabilidade, buscando contribuir com o fortalecimento e o desenvolvimento local. Atualmente atende mais de 30 comerciantes.

Educação

Centro Cultural Caieiras - Cecaes: desenvolve atividades de formação contínua junto a crianças e jovens em situação de risco social residentes da Ilha das Caieiras e da Grande São Pedro, bairros periféricos da cidade de Vitória. O projeto Congo na Escola é um dos projetos do Cecaes que trabalha com a missão de promover os direitos e o desenvolvimento humano, por meio do incremento e da difusão da cultura local, elevando a autoestima e gerando renda e desenvolvimento para a região.

Junior Achievement: o Instituto Unimed Vitória apoia por meio do voluntariado da Unimed Vitória o programa Empresário Sombra por Um Dia. A Associação Junior Achievement aplica, em sala de aula, programas de educação econômico-prática com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens. Está presente em mais de 120 países, beneficiando em torno de 10 milhões de jovens por ano. No Brasil, mais de 3 milhões de jovens já participaram dos programas de empreendedorismo desenvolvidos pela instituição, que são ministrados por voluntários da classe empresarial.

Programa Bom Aluno Capixaba (Instituto Ponte): o Instituto Unimed Vitória patrocina dois alunos do Programa, que tem o objetivo de oferecer suporte pedagógico, psicológico e direcionar a carreira de bons alunos de baixa renda, incentivando-os por meio de sua capacitação educacional e técnico-profissional, bem como habilitando esses alunos nos aspectos de cidadania e solidariedade para que se tornem agentes de transformação de sua situação socioeconômica e da desigualdade social existente no Brasil.

Saúde

Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – Acacci: a entidade recebe o apoio do Instituto Unimed Vitória e tem uma atuação alinhada à defesa de uma medicina mais humanizada. Foi fundada em 1988, em Vitória, por pais de crianças e adolescentes em tratamento oncológico no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, com o apoio dos profissionais do setor. É a única organização não governamental de apoio ao câncer infanto-juvenil no Estado, mantendo parceria com o Núcleo de Trabalho em Onco-hematologia do Hospital Infantil.

Associação Luterana de Assistência Social – Alas: a cooperativa fornece 20 consultas mensais em especialidades como apoio aos atendimentos da instituição para a Associação, que está sediada em Vitória e tem por objetivo oferecer, por meio de suas várias atividades e projetos, proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência, à velhice e às pessoas portadoras de deficiência, além de promover assistência gratuita de saúde e de educação.

Banco de Leite Humano (Hospital Dório Silva): a fim de estimular a doação do leite materno para aquelas mães que, por fatores diversos, não podem amamentar, a Unimed Vitória patrocinou a montagem do Banco de Leite do Hospital Dório Silva em 1998, que montou toda a estrutura para seu funcionamento. Em 2000, a cooperativa ampliou este apoio, e fornece desde então, um carro com motorista e combustível, que duas vezes por semana, recolhe o leite materno nas casas das mães doadoras, apoio essencial para manter o funcionamento do Banco de Leite.

Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes – Hucam: o Instituto Unimed Vitória patrocinou diversas ações dentre elas a reforma e doação de brinquedos na brinquedoteca da Pediatria que estava desativada e do Pavivis, um Projeto de Extensão do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, do Centro de Ciências da Saúde - Ufes, que atende vítimas de violência sexual de todo o Espírito Santo. A Brinquedoteca proporcionou aos pacientes um novo espaço, totalmente adaptado e equipado. O local é utilizado como recurso terapêutico, indispensável para o tratamento das crianças. No espaço do Pavivis, foram realizadas pinturas, reparos e adequações elétricas no prédio para melhor atendimento aos pacientes