Meio Ambiente

Nas questões ambientais, uma referência.

Meio Ambiente

Nas questões ambientais, uma referência.

25 Julho 2019

As mudanças promovidas vão muito além do trabalho desenvolvido com as comunidades. A instituição tem o papel de guiar todas as ações ambientais, buscando melhorias contínuas com resultados efetivos para a cooperativa e toda a sociedade.

Sob a orientação do Instituto, são realizadas atividades que visam o engajamento dos colaboradores de todas as unidades, principalmente na abordagem dos processos internos que geram impactos ambientais. A partir da sua criação, além de diversas campanhas de conscientização realizadas anualmente, o Instituto contribui com a redução do consumo de água e energia e o descarte correto de resíduos, entre outras atividades.

Seguindo rigorosamente toda a legislação ambiental, o Instituto Unimed Vitória também é responsável por acompanhar as licenças ambientais de todas as unidades da Unimed Vitória, além das certificações como o Selo de Governança e Sustentabilidade e o Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade, ambos da Unimed do Brasil.

Conheça algumas ações ambientais:

 

Coleta Seletiva

O Instituto Unimed Vitória é responsável por monitorar a separação e destinação correta de resíduos infectantes, quimioterápicos, úmidos, secos, pilhas, baterias e embalagens longa vida que são gerados pelas unidades.

Visando alinhar a cooperativa às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, todas as unidades assistenciais, além da Sede Administrativa, possuem balanças para calcular o peso total de resíduos perigosos e não perigosos gerados. Dessa forma, o Instituto realiza um acompanhamento mais preciso dos resíduos gerados, com metas de redução e incentivo à reciclagem.

 

Papa Cartão

Disponível no Espaço do Cliente e na Sede Administrativa, as máquinas Papa Cartão recebem e trituram as carteirinhas de plano de saúde vencidas, sem a necessidade do uso de energia. O material é enviado para uma empresa especializada, que transforma o resíduo em novas carteirinhas e brindes feitos com o material. Desde que passou a ser utilizado, foram mais de 45 mil carteirinhas trituradas. Atualmente, 100% dos cartões de plano de saúde emitidos foram feitos com material reciclável.

 

Calculadora de CO2e

O Instituto ainda realiza o controle de emissões diretas e indiretas de Gases de Efeito Estufa da Unimed Vitória desde 2012. O monitoramento é feito pela Calculadora de CO2e (Gás Carbônico Equivalente) disponibilizada pela Unimed do Brasil e tem como objetivo manter as emissões dentro do limite tolerável, reforçando, assim, o cuidado com a comunidade e com o meio ambiente.

Compensações dos Gases de Efeito Estufa emitidos pela cooperativa são realizadas com a manutenção periódica e preventiva da frota de ambulâncias, geradores e refrigeradores. Outras iniciativas são o uso de lâmpadas mais eficientes como as de LED, a utilização de sistemas de videoconferência para diminuir as viagens aéreas e ações de conscientização do Programa Colaborador Sustentável.

 

Geladeira Literária

O reaproveitamento de resíduos, das mais diversas formas, é sempre incentivado. Uma das ações é a Geladeira Literária, que, em 2017, transformou uma geladeira quebrada em uma biblioteca móvel. Além de aproveitar o eletrodoméstico em desuso, evitando seu descarte em aterro sanitário, o projeto incentiva a leitura entre colaboradores, médicos cooperados e clientes, que têm acesso gratuito aos livros disponibilizados.

 

Eu Ajudo na Lata

A campanha Eu Ajudo na Lata possibilita que lacres de latas de alumínio sejam transformados em doações. Arrecadados pelos colaboradores e em postos de coletas instalados permanentemente nas unidades da cooperativa, o material é vendido e, com a renda, são compradas cadeiras de rodas e outros itens que auxiliem na acessibilidade de pessoas com deficiência. Desde o início da campanha, em 2016, foram arrecadados 638 quilos de lacres, que possibilitaram a doação de sete cadeiras de roda para instituições sociais parceiras.

 

Comissão de Gerenciamento de Resíduos

A Comissão de Gerenciamento de Resíduos é responsável por normatizar as condutas referentes à geração, à segregação, ao tratamento, quando necessários, e ao armazenamento temporário e final de resíduos gerados pela Unimed Vitória. Também desenvolve ações permanentes de conscientização dos colaboradores e coordena as boas práticas de gerenciamento dos resíduos. Desde que foi criado, o Instituto Unimed Vitória faz parte da Comissão, apoiando e reforçando suas ações e, atualmente, um de seus colaboradores ocupa o cargo de presidente. Seu principal papel é reduzir o volume de resíduos perigosos e a incidência de acidentes ocupacionais, gerando benefícios à saúde pública e ao meio ambiente.

Entre outras ações, já realizou a padronização das identificações das lixeiras em modelo exclusivo para a cooperativa e implantou o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) em todas as unidades assistenciais da Unimed Vitória.