Meio Ambiente

Nas questões ambientais, uma referência.

As mudanças promovidas vão muito além do trabalho desenvolvido com as comunidades. A instituição tem o papel de guiar todas as ações ambientais, buscando melhorias contínuas com resultados efetivos para a cooperativa e toda a sociedade.

Sob a orientação do Instituto, são realizadas atividades que visam o engajamento dos colaboradores de todas as unidades, principalmente na abordagem dos processos internos possíveis de gerar impactos ambientais. A partir da sua criação, além de diversas campanhas de conscientização realizadas anualmente, o Instituto contribui com a redução do consumo de água e energia e o descarte correto de resíduos, entre outras atividades.

Seguindo rigorosamente toda a legislação ambiental, o Instituto Unimed Vitória também é responsável por acompanhar as licenças ambientais de todas as unidades da Unimed Vitória.

Conheça algumas ações ambientais:

 Ações de Reciclagem: por entender a importância do reaproveitamento dos resíduos, diminuindo a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, a Unimed Vitória realiza diversas ações de estímulo a reciclagem, buscando reduzir o impacto ambiental decorrente de sua atividade. Ações desenvolvidas pela cooperativa:

  • Campanha Eu Ajudo na Lata: por meio da iniciativa, são arrecadados lacres de latas de alumínio e, com a renda obtida a partir da venda do material coletado, são adquiridas cadeiras de rodas ou outros itens que auxiliem na acessibilidade de pessoas com deficiência. Todo o material tem como destino final a reciclagem. Desde o início da campanha, em 2016, foram arrecadados quase 700 quilos de lacres, que possibilitaram a doação de oito cadeiras de roda para instituições sociais parceiras.

 

  •  Coletor de Embalagens Tetra Pak: na cooperativa existem coletores para que colaboradores, cooperados e clientes descartem o material de forma correta. As caixas são encaminhadas para Associações de Catadores de Material Reciclável, contribuindo assim, com a economia das associações e para a reciclagem desses materiais.

 

  • Geladeira Literária: o reaproveitamento de resíduos, das mais diversas formas, é sempre incentivado. Uma das ações é a Geladeira Literária, que, transformou uma geladeira quebrada em uma biblioteca portátil. Além de aproveitar o eletrodoméstico em desuso, evitando seu descarte em aterro sanitário, o projeto incentiva a leitura entre colaboradores, cooperados e clientes, que têm acesso gratuito aos livros disponibilizados.

 

  • Máquina Papa Cartão: para evitar o descarte inadequado de cartões de plano de saúde, a cooperativa disponibiliza para cooperados, colaboradores e clientes, máquinas que trituram o material, sem a necessidade do uso de energia. A máquina funciona por meio de manivela e todo o material triturado é enviado para empresa especializada que recicla 100% do material. Uma das máquinas é itinerante e em parceria com a Coordenação de Relacionamento Empresarial e Negócio, o Instituto realiza ações nos clientes empresariais.

 

  • Papéis e Papelões: a cooperativa busca destinar para a reciclagem, papéis e papelões utilizados.

 

  • Pilhas e Baterias: a cooperativa possui coletores de pilhas e baterias. Bimestralmente, o fornecedor devidamente habilitado, recolhe esses materiais e os destina de forma ambientalmente correta, reciclando-os.

 

  • Ferramenta Calculadora CO2e: ferramenta adotada para o controle e a medição de equipamentos que emitem gases de efeito estufa. A partir da gestão desses gases, a Unimed Vitória busca mitigar, da melhor forma, reduzindo assim, seu impacto no meio ambiente.

 

  • Programa Colaborador Sustentável: promove, durante o ano, ações de ecoeficiência abordando temas como água, energia e resíduos. O objetivo é promover a reflexão sobre a importância de uma postura comprometida com o consumo consciente. Implantação e/ou substituição de equipamentos por outros mais eficientes são executados pelo setor de Manutenção.

 

  • Programa Despoluir: com o objetivo de estimular a adoção de normas ambientais relativas às emissões de poluentes por veículos e equipamentos próprios movidos à diesel, a Unimed Vitória mantém uma parceria com a Federação das Empresas de Transporte do Espírito Santo (Fetransportes) para a execução do Programa Despoluir/ES. Dessa forma, é possível ampliar a regularização ambiental da frota operante na prestação dos serviços indispensáveis às atividades da cooperativa e apoiar o uso de energia limpa.