Voluntariado

Doar-se. Este é o lema de quem é voluntário. Mais do que doar um bem material, quem se dedica ao voluntariado doa um pouquinho do seu ser ao outro.
O voluntário não escolhe dia, nem lugar, não há barreiras sociais, nem obstáculos que lhe impeçam de tornar um pouco melhor a vida daqueles que necessitam de sua ajuda. Cada sorriso recebido, cada vida transformada, servem como recompensa para aqueles que dedicam seu tempo e talento para ajudar o outro.

Resultados 2017

Em 2017, os programas e ações de voluntariado promovidos pelo Instituto Unimed Vitória contaram com a participação de 426 voluntários que dedicaram 2.287 horas, beneficiando 5.462 pessoas. 

Confira os programas desenvolvidos pelo Instituto Unimed Vitória com a participação de médicos cooperados e colaboradores voluntários.

A Turma do Dr. Unimed: Desenvolve o trabalho de alegria e humanização, por meio de visitas em instituições, hospitais públicos e asilos da Grande Vitória.
As visitas ocorrem, geralmente, duas vezes por mês e têm duração média de 2 horas cada, entre deslocamento e atuação.

De Olho no Futuro: Contribui para a melhoria do processo ensino/aprendizagem, a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais em alunos matriculados na rede pública do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal da Grande Vitória, fornecendo consultas oftalmológicas e óculos. Desde 2003 já foram atendidos mais de 11 mil alunos.

Doe: Incentiva a doação de sangue como ferramenta de esperança para a vida das pessoas. Em parceria com a gerência de novos negócios e estratégia - GENOP, foi criado o “Banco de Doadores de Sangue”, um cadastro de colaboradores que, caso necessário, serão acionados para doar sangue a fim de atender aos pedidos de ajuda recebidos para doação. Ações de doação de sangue e medula óssea também são realizadas eventualmente, principalmente associadas às datas comemorativas de doação de sangue.

Dr. Unimed na Praça: Surgiu em 1995 com o propósito de aliar saúde e diversão em comunidades do entorno da cooperativa. Após quatro anos sem execução do projeto, em 2016 o Dr. Unimed na Praça foi retomado para ratificar o compromisso da cooperativa em contribuir com o desenvolvimento comunitário por meio da promoção da saúde e bem-estar.  

Educação Empreendedora: Leva à sala de aula profissionais de diversas áreas da cooperativa para falar sobre temas como as vantagens de permanecer na escola, consciência ambiental, ética, economia pessoal, entre outros. Os programas são voltados para alunos do ensino público fundamental e médio do entorno da cooperativa.
As aplicações ocorrem, geralmente, duas vezes por ano, uma em cada semestre, e têm duração média de 5 horas cada, nos turnos matutino ou vespertino.

Empresário Sombra: Contribui com a formação de jovens para o mercado de trabalho por meio da vivência da realidade corporativa, durante o acompanhamento de um dia com os gestores da Unimed Vitória. 

Esquadrão Sustentabilidade: Tem o objetivo de replicar para os colaboradores da Unimed Vitória o conceito de respeito ao meio ambiente e o engajamento por um mundo melhor.