Projeto Saúde Habitacional

Preocupado com a dificuldade de acesso a condições básicas de saneamento e higiene, agravados com a pandemia, o Instituto Unimed Vitória acionou o Ateliê de Ideias, instituição parceira que desenvolve projetos no Território do Bem em Vitória, para desenvolvimento de um projeto que pudesse ajudar algumas famílias carentes do Território. O Ateliê de Ideias indicou a Associação Onze8, que tem a finalidade de atuar na área de arquitetura e urbanismo visando saúde e bem-estar, promovendo melhorias no ambiente e qualidade de vida. Juntas, as três instituições customizaram o projeto Saúde Habitacional, que tem objetivo de beneficiar 4 famílias carentes, com um número elevado de integrantes por residência.

Dados levantados na Pesquisa Saberes e Fazeres, realizada pelo Ateliê de Ideias e patrocinada pelo Instituto Unimed Vitória em 2019, facilitaram o mapeamento dessas famílias. O processo de seleção teve a participação de líderes comunitários nos bairros Gurigica e São Benedito, que avaliaram as condições de 12 famílias, das quais 4 foram selecionadas, sendo 2 em cada bairro. Os critérios levaram em conta alguns pré-requisitos, como por exemplo terem mulheres como chefe de família em residências com o número grande de moradores.

As famílias estão hospedadas em uma outra residência, alugada pelo projeto, enquanto durar a obra. Um outro aspecto do projeto é tentar priorizar a mão de obra da própria comunidade, visando fomentar a economia local.

Na fase de planejamento, a área de Segurança do Trabalho (SESMT) da Unimed Vitória teve importante papel passando orientações de segurança, principalmente quanto aos cuidados de prevenção de contaminação com a Covid-19, que ajudaram a estabelecer o protocolo de prevenção de contagio dos trabalhadores das obras. E apesar de não atuar diretamente na execução, a área de Engenharia da Unimed Vitória acompanha semanalmente o andamento das obras por videoconferência.

As obras tiveram início em junho e a previsão é que sejam finalizadas em outubro.

O projeto foi destaque nos jornais:

A Gazeta - 14/06/2020 

ES1 - 08/07/2020 

ES1 - 28/08/2020