Doar-se. Este é o lema de quem é voluntário. Mais do que doar um bem material, quem se dedica ao voluntariado doa um pouquinho do seu ser ao outro.

O voluntário não escolhe dia, nem lugar, não há barreiras sociais, nem obstáculos que lhe impeçam de tornar um pouco melhor a vida daqueles que necessitam de sua ajuda. Cada sorriso recebido, cada vida transformada, servem como recompensa para aqueles que dedicam seu tempo e talento para ajudar o outro.

Confira os programas desenvolvidos pelo Instituto Unimed Vitória.

Turma do Dr. Unimed: programa de atividade teatral voluntária, que desenvolve um circuito de alegria e humanização, com visitas em hospitais e instituições filantrópicas. Essa interação é feita entre artistas profissionais e grupos voluntários, proporcionando também o acesso gratuito a apresentações culturais para alunos e professores da Rede Pública Escolar.

Capacitação para a comunidade: cursos de capacitação para os moradores da comunidade de Itararé, em Vitória. Dentre os temas estão: Capacitação para o Mercado de Trabalho, Educação Financeira, Empreendedorismo, Marketing Pessoal e Redação Empresarial.

De Olho no Futuro: contribui para a melhoria do processo ensino/aprendizagem, a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais em alunos matriculados na rede pública do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal da Grande Vitória, fornecendo consultas oftalmológicas e óculos. Desde 2003 já foram atendidos mais de 13 mil alunos.

Doe: incentiva a doação de sangue como ferramenta de esperança para a vida das pessoas. Por meio do Banco de Doadores de Sangue, os voluntários são acionados para doar sangue a fim de atender aos pedidos de ajuda recebidos. Ações de doação de sangue e medula óssea também são realizadas eventualmente, principalmente associadas às datas comemorativas de doação de sangue.

Dr. Unimed na Praça: alia saúde e diversão em comunidades do entorno da cooperativa, contribuindo com o desenvolvimento comunitário por meio da promoção da saúde e bem-estar. 

Empresário Sombra: contribui com a formação de jovens para o mercado de trabalho por meio da vivência da realidade corporativa, durante o acompanhamento de um dia com os gestores da Unimed Vitória.