Voltar

A Melhor Idade

A Melhor Idade

A Melhor Idade


Como cada etapa da vida, a terceira idade é envolvida por muitos aspectos característicos e exclusivos dela, dentre estes podemos citar as limitações físicas, as fragilidades, a incapacidade para determinadas tarefas anteriormente praticadas com maior destreza, etc. Tais problemas ocorrem de forma crescente e gradual e podem interferir diretamente no emocional do idoso bem como serem determinantes no processo do afastamento social e na possível acomodação da situação como um todo.

Segundo dados obtidos em pesquisas recentes, prevê-se que até 2050 o número de pessoas com mais de 80 anos aumente, ou seja, a população está envelhecendo, diante disso percebe-se a necessidade de um olhar diferenciado para a terceira idade, o conceito de velhice e o posicionamento perante ela precisam mudar e felizmente, já estão mudando.

O cenário vem passando por transformações e a forma de enfrentar os aspectos que introduziram este artigo já estão sendo reformuladas. O sedentarismo, as longas horas frente à TV, o isolamento social, a desmotivação, a falta de planos e projetos, a falta de atividade cerebral estão sendo trocados por atividade física, convívio social, motivação, busca de ideais e boas perspectivas de vida, auto realização, atividades de lazer e dinamismo com as atividades cerebrais.

Assim como o corpo, o cérebro precisa trabalhar para manter-se bem e até mesmo na busca de prevenção de doenças como o Alzheimer.

“Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que a Neuróbica, a aeróbica dos neurônios é uma nova forma de exercício cerebral para mantê-lo ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios. Cerca de 80% do nosso dia a dia é ocupado por rotinas que embora minimizem o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro”.

Para ir contra isso é necessário então praticar exercícios “cerebrais” que forçam as pessoas a concentrarem-se nas atividades que estão desempenhando, contrariando as rotinas e obrigando o cérebro a um trabalho adicional.

No Grupo “Novos Amigos”, criado recentemente pela Medicina Preventiva Unimed Itajubá, você encontrará um ambiente acolhedor e descontraído que vai lhe possibilitar um cuidado especial na busca do equilíbrio físico e emocional nesta nova fase da sua vida. Com uma programação envolvendo dinâmicas, palestras informativas oficinas de artesanatos, músicas, danças e muitas atividades inovadoras, você vai perceber que inúmeras são as possibilidades de chegar à terceira idade de forma ativa, positiva, minimizando o aspecto limitante, onde é possível ter saúde, alegria, disposição, motivação, socialização e muita qualidade de vida!

 

 


Cristiane AP de Souza- Psicóloga MEDPREV