Voltar

Tabela TUSS - Procedimentos Médicos - Padrão Unimed

Tabela TUSS - Procedimentos Médicos - Padrão Unimed

Tabela TUSS - Procedimentos Médicos - Padrão Unimed

A Terminologia Unificada de a Saúde Suplementar (TUSS) padroniza os códigos e as nomenclaturas no padrão CBHPM, não fazendo qualquer referência a valores e tem por objetivo estabelecer um padrão nacional de comunicação entre os prestadores, as operadoras e a própria ANS.

Passo-a-passo para simplificar a busca:

1 - Abrir o arquivo EXCEL.
2 - Teclar "Ctrl + L"
3 - Digitar o código ou a descrição do procedimento
4 - Alterar a  ferramenta OPÇÕES >> EM:  Pasta de Trabalho.
5 - Click em Localizar ou Enter para pesquisa.

O código será localizado, basta conferir a descrição do procedimento e anotar o código TUSS.

Clique aqui para realizar o download da tabela. última atualização 20/07/2018.

 
ATENÇÃO!

A Planilha com as Terminologias - Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e Terminologia Unificada da Saúde Suplementar - TUSS é destinada aos médicos, rede credenciada e beneficiários, contempla todo o rol de procedimentos médicos da ANS com codificação TUSS. Nesta tabela você poderá consultar os procedimentos, a codificação, a cobertura. 

 

Prestadores Hospitalares:

Coluna C = Classificação dos procedimentos médicos:

A coluna C classifica os procedimentos médicos da tabela anexa como “Baixo Risco” e “Racionalização”

Baixo Risco = São procedimentos que não necessita de autorização prévia podendo ser incluído na conta hospitalar para cobrança tanto para o paciente internado como para o paciente em atendimento de pronto socorro, porem sempre observando o tipo de plano que o se seguimento Hospitalar/Internação ou apenas Ambulatorial.

Racionalização = São os procedimentos que necessita de autorização prévia da Unimed do cliente mesmo internado como para o paciente em atendimento de PS, tendo que verificar os documentos necessários na coluna E “Documentação na Racionalização”  porem sempre observando o tipo de plano como seguimento Hospitalar/Internação ou apenas Ambulatorial.

 

Clinicas / Consultórios:

Baixo Risco = São procedimentos que não necessita de autorização prévia podendo o cliente se dirigir direto a clinica ou consultório credenciado a Unimed Itajubá, o cliente deverá apresentar carteirinha e documento de identificação, o prestador deverá solicitar através do sistema HILUM.

Racionalização = São os procedimentos que necessita de autorização prévia da Unimed do cliente, nestes casos verificar também os documentos necessários na coluna “Documentação/Racionalização” estes documentos devem ser encaminhados junto ao pedido médico para solicitação de autorização, porem sempre observando o tipo de plano, abrangência e carências.  A solicitação do procedimento na racionalização deve partir da sede da Unimed Itajubá devido a necessidade de analise contendo prazo, assim oriento que nestes casos o mesmo somente seja agendado após autorização prévia da Unimed.

Caso contenha dúvidas referente ao fluxo acima citado entrar em contato com os telefones aqui citados 035 3629-2800 opção 2 ou pela Central de Atendimento 0800-032-2242.

Ou pelo endereço de e-mail: autoriza@unimeditajuba.coop.br 

 

A tabela é atualizada sempre que necessitar pela Agencia Nacional de Saúde e pela Unimed do Brasil.

Unimed Itajubá trabalhando para um melhor atendimento á seus clientes e prestadores!

 

Atenciosamente,

Departamento de Autorizações e Atendimento.