Voltar

Novo tomógrafo com tecnologia de ponta

Novo tomógrafo com tecnologia de ponta

Novo tomógrafo com tecnologia de ponta

Mais de 1 milhão de reais estão sendo investidos na aquisição de um moderno equipamento de Tomografia Computadorizada que vai inserir o Hospital ‘Dr José Silva Dantas Filho’, da Unimed Itapetininga, entre os mais modernos do interior paulista, no quesito diagnóstico de imagens.
Equipamento de ponta da Siemens Healthineers - reconhecida internacionalmente como empresa líder em inovação no segmento – o “Somatom go.Up” chegou em Itapetininga na manhã do dia 10 de setembro e imediatamente teve sua instalação iniciada.
Todo o processo, até entrar em funcionamento, envolverá três fases: instalação mecânica e elétrica; calibração e treinamento da equipe.
Simone Mazzalai, Coordenadora de Imagem do Hospital Unimed Itapetininga, comemora a aquisição. “É um marco na história do Hospital e de toda a região, pois estamos disponibilizando o que há de mais moderno em Tomografia Computadorizada; é uma conquista que vai proporcionar muito mais qualidade, eficiência e humanização. Redefine nossa maneira de trabalhar com Radiologia”, valoriza Simone.
Entre os benefícios no novo tomógrafo, oriundos da alta tecnologia, estão novos recursos para análise de imagem com muito mais qualidade e resolução. Para se ter uma noção de comparação, o modelo anterior dispunha de ‘cortes de análise de 2 canais’ e passam a 32 canais com resolução de 64.
O equipamento se apropria do processo de humanização vivenciado no Hospital Unimed Itapetininga, uma vez que oferece menos tempo de exposição à radiação, além do Operador permanecer mais tempo ao lado do paciente, em um exame muito mais completo, mais rápido e mais humanizado.
“É uma reformulação importante do parque tecnológico do nosso Hospital”, afirmou a Superintendente Dra. Gisele Dominguez. “É um dos únicos modelos do interior do estado”, conclui, reafirmando o compromisso da Unimed Itapetininga com a qualidade.
“Antes, muitos pacientes necessitavam ser encaminhados para outras cidades, pois não havia imagem com a resolução necessária, o que vai proporcionar que a Unimed Itapetininga poderá ampliar muito sua área de atuação atendendo pacientes Unimed e não-Unimed até de outras cidades. Com o novo equipamento, até o limite de peso é adequado para pacientes obesos, devido aos limites do modelo anterior”, finaliza Dra. Simone.
Ademais, a redução da exposição à radiação torna o procedimento muito mais seguro tanto para o paciente, quanto à equipe médica.
Visando, ainda, os padrões de sustentabilidade, o equipamento anterior teve seu descarte atendendo às normas sanitárias da Anvisa, com retorno ao fabricante de origem.
 
 
 
Cronograma – a instalação completa e início de atividade no novo tomógrafo, tem cronograma previsto para cerca de 30 dias, entre as três fases de instalação: instalação mecânica e elétrica; calibração, feita por Físico habilitado e treinamento da equipe com 13 colaboradores – uma vez que o equipamento será utilizado 24 por dia.
 
Dia histórico: 10 de setembro marca a chegada do novo tomógrafo ao Hospital Unimed Itapetininga e o início do processo de instalação.