Voltar

Unimed Itapetininga comemora 30 anos!

Unimed Itapetininga comemora 30 anos!

Unimed Itapetininga comemora 30 anos!

3 Março 2017
A Cooperativa Unimed Itapetininga chega aos 30 anos de atividades oferecendo uma diversidade de serviços de saúde, respaldados pela qualidade e humanização, fruto dos 30 anos de investimento e empenho dos médicos cooperados.
 
Tudo começou em 29 de janeiro de 1987, a Unimed Itapetininga foi inaugurada como Cooperativa do Trabalho Médico, pelas mãos do saudoso Dr. José Silva Dantas Filho, considerado como o primeiro presidente. Era uma Unidade Seccional dependente da Federação das Unimed do Estado de São Paulo – Fesp, com 16 médicos que acreditaram em seu potencial e fazem parte desta grande história de expansão constante. 
 
Com o espírito cooperativista, os médicos colaboravam entre si. As reuniões eram feitas em locais provisórios, como na sede do CREA cedida por Dr. Décio Hungria Lobo e no Clube Venâncio Ayres cedido pelo Dr. Eduardo de Souza. Tudo com apoio e incentivo do Dr. Miguel Vila Nova Soeiro, então presidente da Unimed Sorocaba.
 
Em 3 de dezembro de 1988, a primeira sede própria foi inaugurada na rua General Carneiro, nº 207. Com poucos clientes e 37 médicos que assinaram a ata da fundação da singular. Como todo começo, não foi fácil, os profissionais ganhavam pouco, se sujeitavam a receber 20 reais por consulta.
 
Mesmo seguindo fielmente todos os regulamentos previstos na Lei nº. 9.656, estipulados para os planos e seguros de saúde privados, com o tempo a cooperativa foi se fortalecendo e se tornando mais atrativa para novos médicos cooperados. Aumentou o patrimônio, investiu em qualidade e no terceiro setor.  
 
Dia 5 de outubro de 2007 realizou um grande sonho: inaugurou o Hospital Dr. José Silva Dantas Filho. Hoje, além do capital humano qualificado, há vários recursos próprios, projetos e campanhas para melhor atender os conveniados de Itapetininga e região. A Unimed Itapetininga conta com várias unidades na cidade, com o Hospital muito equipado com 50 leitos e centro cirúrgico moderno.
 
A Unidade de Terapia Intensiva - UTI conta com o programa Telemedicina Einstein, que viabiliza a troca de informação entre profissionais em tempo real, por meio de videoconferência realizada diariamente pela equipe multidisciplinar que passa o estado de saúde de cada paciente da UTI da Unimed Itapetininga para aos profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein que podem ver, de São Paulo, o paciente em seu leito. 
 
A cooperativa também possui Pronto Atendimento; Centro de Fisioterapia; Núcleo de Atenção à Saúde; Medicina Preventiva; Ambulatório Médico em Itapetininga e Angatuba; Centro de Diagnóstico; Central de Atendimento ao Cliente; Setor de Quimioterapia e Farmácia.
 
A unidade comemora os 30 anos sendo destaque nacional no Projeto Parto Adequado (PPA), desenvolvido pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Hospital Israelita Albert Einstein e pelo o IHI - Institute for Healthcare Improvement, com o apoio do Ministério da Saúde, que objetiva identificar modelos inovadores de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar.
 
É também uma das primeiras a oferecer o plano de Atenção Integral à Saúde (AIS), desenvolvido a partir do modelo Atenção Primária à Saúde (APS), que preza pelo acesso fácil das pessoas ao seu médico de referência com atenção personalizada, além da atenção continuada que permite a manutenção e acompanhamento da saúde ao longo da vida, priorizando a qualidade do atendimento.
 
Com responsabilidade social, desenvolve inúmeros projetos para a população, que incentivem os hábitos saudáveis e a cooperatividade. Na Campanha Eu Ajudo na Lata a solidariedade da população é alvo de admiração.
 
Se atualizando constantemente para oferecer o melhor e mais inovador serviço de saúde, a Unimed Itapetininga comemora 30 anos de existência cumprindo fielmente com a missão de promover a qualidade de vida, de forma humana e eficaz.