Voltar

Unimed Itapetininga e a NR 32

Unimed Itapetininga e a NR 32

Unimed Itapetininga e a NR 32

6 Março 2017

O Hospital Dr. José Silva Dantas Filho, da Unimed Itapetininga, por meio de sua efetiva necessidade de capacitar os colaboradores, está promovendo uma série de treinamentos internos sobre a Norma Regulamentadora - NR 32. 
 
Ela estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem suas atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
 
O objetivo é conscientizar os trabalhadores sobre os riscos existentes, por isso foi elaborado um manual de normas técnicas (NR 32) contendo os principais tópicos: Riscos Biológicos, Químicos, Físicos, Quimioterápicos, dos Gases Medicinais, Riscos com Radiações, dos Resíduos, com Refeições, Capacitação Técnica e Ergonomia Ocupacional.
 
Por meio do trabalho integrado entre os setores SESMT, Serviço Controle de Infecção Hospitalar - SCIH, Núcleo de Educação Permanente - NEP e Resíduos de Serviços de Saúde - RSS, são abordados nos treinamentos os riscos que esses profissionais estão expostos ao manipular instrumentos e medicamentos em geral. Pois acidentes podem trazer riscos irreversíveis, causados por contaminações e doenças ocupacionais.
 
Danilo José da Silva do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT e os outros integrantes se baseiam e aplicam o treinamento para capacitação, visando 100% dos colaboradores do Hospital.
 
  No treinamento recomenda-se para cada situação de risco a adoção de medidas preventivas e capacitação dos trabalhadores, como forma de promover o comportamento seguro no ambiente de trabalho, conscientizando sobre a responsabilidade compartilhada, com foco na prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
 
A capacitação é realizada para os colaboradores diretos, como também os profissionais das empresas terceirizadas; Higiene e limpeza, Lavanderia, Manutenção Elétrica, Nutrição e Segurança Patrimonial.
O cumprimento à legislação vigente e a necessidade de conscientização preventivamente é essencial para garantir a sustentabilidade da instituição. E por meio dos treinamentos sobre a NR 32 a Unimed Itapetininga deseja tornar o Hospital Dr. José Silva Dantas Filho um ambiente ainda mais seguro para os colaboradores.