Voltar

Unimed Itapetininga realiza SIPAT

Unimed Itapetininga realiza SIPAT

Unimed Itapetininga realiza SIPAT

Com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, a Unimed Itapetininga realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho


Entre os dias 10 a 14 de junho foi realizada a “Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho” (SIPAT) 2019, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de prevenir acidentes no local de trabalho, visando promover a saúde dos colaboradores. O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, da Unimed Itapetininga.

Dra Giselle Domingues, diretora superintendente do Hospital Unimed, fez a abertura do evento falando em como a Unimed Itapetininga valoriza a segurança de seus colaboradores, pois é no trabalho em que eles passam a maior parte de seu dia. Falou da necessidade de se ter um ambiente agradável e seguro e das ações que a Unimed promove para que isso aconteça. Frisou também a importância do uso dos EPIs por parte dos colaboradores de todos os setores.


A programação contou com palestras sobre: Síndrome de Burnout, com a psicóloga Maria Júlia Monteiro de Carvalho; aula de Ioga, com a instrutora Amanda Nunes Ferreira; palestra Motivacional, com a consultora em RH Adriana Machado; palestra sobre Direção Defensiva, com o consultor e treinador de vendas Júnior Vaz; e a palestra sobre Gestão do Tempo, com o consultor de empresas Karim Khoury.

Karim explicou as duas formas de percepção do tempo (linear e circular), também da importância da atenção e foco estarem voltados ao presente, os hábitos e como eles influenciam na nossa vida, dicas de comunicação efetiva, como a pressa é inimiga da perfeição, ancoragem, atenção plena, objetivo SMART, dentre outros ensinamentos valiosos. “Levar esse tipo de palestra ao colaborador contribui para que eles percebam se os hábitos estão gerando perda de tempo ou estão sendo eficientes. Com essa percepção, ele poderá render mais e administrar melhor o seu próprio tempo. A mudança de hábito faz toda a diferença, faz o funcionário sair do piloto automático. Também é uma forma de humanização, levando o conceito de dedicar à atenção ao outro, estando presente e aumentando a escuta”, conta Karim.

O evento contou também com sorteio para os participantes, ‘quis’ sobre segurança com direito à premiação, coffe break e orientação sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), no qual um manequim, gentilmente apelidado de Gianecchini, foi vestido conforme o EPI de cada setor. “A SIPAT tem como finalidade conscientizar as equipes da importância da segurança no trabalho, transmitir conhecimento, informar sobre os EPIs e fazer a integração de todos os setores, já que todos podem participar”, comenta Aline Ramos da Silveira, presidente da CIPA.


A Comissão Interna de Prevenção de Acidente da Unimed Itapetininga realiza o evento anualmente e durante o ano levantam as dificuldades dos setores, fiscalizam, fazem melhorias, reuniões mensais, auditorias internas, fornecem palestras e treinamentos para a capacitação dos colaboradores, tudo em prol da prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A presidência da CIPA é renovada a cada um ano, composta por representantes dos empregados e empregadores.
A SIPAT aconteceu no auditório do Hospital Dr. José Silva Dantas Filho. “É minha primeira vez participando da SIPAT aqui no hospital, gostei e aprendi muito. É importante para adquirir conhecimento e saber como se prevenir de acidentes de trabalho. Participei do ‘quis’, ganhei um brinde e ainda fui sorteado ganhando outro presente. Muito bom!”, conta o colaborador Danilo Munhoz Borba, que trabalha no setor de contas médicas.


Foi uma semana de muita informação e conhecimento, proporcionado aos colaboradores, de todas as Unidades. “A SIPAT foi muito positiva e produtiva, com muito conhecimento. O objetivo de conscientizar sobre a importância de prevenir acidentes no local de trabalho, visando promover a saúde dos colaboradores, foi alcançado com êxito. Todos os setores participaram, até os da operadora estavam presentes. A exposição do manequim fez sucesso. O quiz solucionou várias dúvidas. Foi muito bom!”, finaliza Aline Ramos da Silveira.

Confira a Galeria de Imagens, clicando aqui.