Voltar

DENGUE

DENGUE

Considerada um problema para a saúde pública mundial, a dengue é, também, um grande desafio a ser enfrentado no Brasil. Saiba mais informações relevantes sobre a dengue.

DENGUE

Considerada um problema para a saúde pública mundial, a dengue é, também, um grande desafio a ser enfrentado no Brasil. Saiba mais informações relevantes sobre a dengue.

30 Março 2011

O QUE É DENGUE?
Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.


O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.
É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA.


A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.


Considerada um problema para a saúde pública mundial, a dengue é, também, um grande desafio a ser enfrentado no Brasil, um país que oferece ao mosquito transmissor da doença condições climáticas e ambientais para que ele se reproduza rapidamente.

 
Entre e saiba mais informações relevantes sobre a dengue, sobre o mosquito, como combater, sintomas e tratamentos e tire suas dúvidas: www.combatadengue.com.br

Classificação de risco para prioridade de atendimento:

 

 

Risco Azul – Grupo A
Sinais e Sintomas Clássicos: febre com duração máxima de sete dias e pelo menos dois dos seguintes sintomas inespecíficos - cefaleia, mialgia e artralgia, prostração, dor retro-orbitária, ausência de sinais de alarme, ausência de sinais de choque, Prova do Laço negativa, ausência de manifestações hemorrágicas.

Risco Verde – Grupo B
Manifestações hemorrágicas espontâneas ou Prova do Laço positiva: febre com duração máxima de sete dias e pelo menos dois dos seguintes sintomas inespecíficos - cefaleia, mialgia e artralgia, prostração, dor retro-orbitária, gengivorragia, metrorragia, petéquias, esquimoses, sangramento de mucosa, sangramento menor em trato gastrointestinal. 
 

 Risco Amarelo – Grupo C
Sinais de alarme: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, hipotensão postural e/ou lipotímia, sonolência e/ou irritabilidade, hepatomegalia dolorosa, hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena), diminuição da diurese, diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia, desconforto respiratório, aumento repentino do hematócrito, queda abrupta das plaquetas.

Risco Vermelho – Grupo D
Sinais de choque: pressão arterial convergente (PA diferencial, 20mmHg), hipotensão arterial, extremidades frias, cianose, pulso rápido e fino, enchimento capilar lento; 

 


  
Fonte: Unimed do Brasil


Unimed Itaúna