Voltar

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS (ano base 2017)

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS (ano base 2017)

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS (ano base 2017)

14 Outubro 2019

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) com a finalidade de avaliar os serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde. O indicador é conhecido como a nota das operadoras de planos de saúde. 

O IDSS é uma avaliação anual e retroativa, referente ao ano anterior ao da divulgação, ou seja, os resultados divulgados no mês de outubro são relativos às informações do ano de 2017, por onde são avaliados quatro indicadores definidos pela ANS, sendo que as pontuações obtidas em cada indicador resultam na nota final no IDSS. Vejam abaixo quais são elas e o desempenho da Unimed Joaçaba:

 

 

· Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;

· Gestão de Processos e Regulação: entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras na ANS;

· Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;

· Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;

 

Pelo resultado exposto, a cooperativa apresentou índice final no IDSS de 0,6344.   

 

Fator de decisão

Para o consumidor o IDSS é uma importante ferramenta que permite avaliar as operadoras de planos de saúde e subsidiar suas decisões no momento de contratar um plano de saúde ou de trocar de operadora. As notas dos indicadores variam de 0 a 1 e quanto maior o valor obtido, melhor o resultado da operadora.

As dimensões que mais contribuíram para a queda na nota da Unimed Joaçaba em 2018 foram a Garantia de acesso e a Qualidade em atenção à saúde, as quais estão diretamente ligadas à cobertura e acesso dos beneficiários às ações e serviços de saúde.

Neste sentido, a Unimed Joaçaba trabalha internamente para melhorar o acesso a consultas e exames com a rede de cooperados e prestadores, no sentido de atender melhor seus clientes e crescer seu desempenho e pontuação no IDSS.

Cooperado, você é parte fundamental neste processo, auxilie sua cooperativa a se destacar e melhorar sua atuação em 2019, priorizando o atendimento aos clientes Unimed.

Clique aqui para conhecer o Programa de Qualificação de Operadoras

Clique aqui para conhecer os Resultados do IDSS