Voltar

Deixe o estresse pra trás

Deixe o estresse pra trás

Deixe o estresse pra trás

19 Junho 2012
Irritabilidade, impaciência, dificuldades na concentração, memorização, raciocínio e alterações no sono e no apetite. Nem sempre esses sintomas, tão recorrentes na vida profissional, são diagnosticados como algo que possa influenciar na produtividade dos empresários. Essa percepção é importante, pois esses fatores podem determinar o nível de estresse pelo qual a pessoa está passando.
“O estresse é a resposta do organismo a uma situação que exige grande esforço emocional para ser superada”, explicam as psicólogas do Núcleo de Atendimento Terapêutico da Unimed Joinville. A forma como cada indivíduo lida com as pressões do dia-a-dia depende de seu organismo, estrutura psíquica e da duração e gravidade da situação estressora. Por isso é preciso ficar alerta as mudanças de humor e atitude, dentro e fora do ambiente de trabalho.
As preocupações diárias e seus efeitos negativos, desgastes físicos e emocionais, facilmente se misturarem a vida profissional e pessoal. Desta forma, é importante que as questões referentes ao ambiente de trabalho sejam resolvidas ali mesmo. É importante respeitar e valorizar os intervalos permitidos para descanso, organizar-se por metas diárias e principalmente não assumir mais responsabilidades do que as que sua função exige.
Uma forma de deixar os problemas para trás, a partir do momento em que termina o expediente, é organizar o tempo para encaixar horários, durante a semana, voltados à pratica de exercícios e também desenvolver hobbies que ajudam a relaxar. “Outro fator importante na diminuição dos níveis de estresse é a regularidade em relação às horas de sono, que restabelecem o equilíbrio psicológico, e consequentemente diminuem os sintomas do estresse”, completam as psicólogas.
O estresse agudo pode levar a quadros mais graves, como Síndrome do Pânico e da Depressão, além de ser precursor de doenças físicas, como enxaqueca, gastrite e problemas cardíacos. Por isso, quando o nível de estresse ultrapassar o esperado para uma situação, é importante procurar ajuda de um profissional especializado.

Psicólogas do Núcleo de Atendimento Terapêutico da Unimed Joinville:
Adriana Cândido da Silva – CRP 12/09698
Charleine Maximiano de Jesus – CRP 12/09214
Mirela Corsetti Mancuso – CRP 12/06939
Patrícia Bittencourt Ferreira – CRP 08/12893
Tássia Azevedo Valentim - CRP12/08905

Leila Vieira

Fonte: Comunicação - Centro Hospitalar Unimed