Voltar

Pai em tempo integral

Pai em tempo integral

Cinco dicas para organizar o tempo, compartilhar momentos e deixar a rotina com os filhos ainda mais prazerosa

Pai em tempo integral

6 Agosto 2018

A rotina das famílias muda com a chegada do bebê. Uma das decisões mais difíceis é escolher quem irá cuidar da criança após o fim da licença maternidade. Ter o pai em tempo integral costuma ser opção de muitos casais seja porque o pai não está trabalhando no momento, ou o trabalho dele permite desempenhar as funções em casa ou ainda porque a mãe tem uma situação financeira que o faz abrir mão de trabalhar fora. Seja qual for o motivo, veja como se organizar para a tarefa de pai em tempo integral. As cinco dicas abaixo valem igualmente as mães que também se dedicam exclusivamente aos filhos.

 

 
Críticas

Da mesma maneira que muitas mulheres são criticadas por abdicar do trabalho para estar com os filhos, o mesmo pode ocorrer com o pai. Em uma sociedade que ainda carrega muitos preconceitos, o homem ainda é visto por alguns como o grande responsável pela família. Por outro lado, essa mesma sociedade tem se mostrado mais amigável e menos conservadora ao apoiar os pais que se dedicam integralmente aos filhos. Comentários desagradáveis, machistas e desestimulantes poderão ser comuns no início, mas elogios e palavras de apoio também estarão presentes. Portanto, não deixe que a opinião alheia interfira na sua decisão de estar e cuidar dos filhos pelo tempo que você puder e quiser.  

 
Organize seu tempo

Cuidar dos filhos não é uma tarefa fácil. Além de dar todas as refeições, trocar fralda e dar banho, é preciso preparar as refeições, cuidar das cólicas, dar atenção, lavar a louça, ir ao pediatra, levar para tomar vacina, entre outras tarefas. A lista é de fato grande. Por isso, organize o que irá fazer enquanto a criança ainda estiver dormindo e como será a rotina das atividades e os horários das refeições. Caso trabalhe em casa, tenha em mente quantas horas do dia irá se dedicar às tarefas profissionais.

Pais com filhos com maior idade poderão ainda ter outras atividades como levar e buscar na escola, participar de reuniões escolares ou levar para atividades esportivas. É possível ainda compartilhar algumas tarefas: as meninas irão adorar ter um dia de beleza no salão com o pai; já os meninos, irão se divertir se puderem participar de uma partida de futebol. Tudo isso requer organização e gestão do tempo.

 

 
Não tenha medo do novo

As mães de primeira viagem também tiverem de aprender a trocar a fralda, dar banho, dar a fruta ou a papinha de legumes. Ainda que muitas mães tenham lido inúmeros livros sobre maternidade ou tenham brincado de boneca quando criança, elas só aprendem na prática. Portanto, não tenha medo de assumir essas responsabilidades. Você irá aprender tudo da mesma maneira que a mãe.

 
Tenha tempo livre

Assim como as mães em tempo integral devem organizar um tempo livre para si, o mesmo vale para os pais. Organize a rotina com sua companheira para que possa ter um tempo livre para visitar os amigos, ir à barbearia ou praticar uma atividade física, por exemplo. Se os filhos estiverem maiores, alguns desses momentos poderão ser compartilhados. Lembra das dicas quando falamos da organização do tempo? Se o momento não permite ir à barbearia sozinho, que tal ir em um salão e aproveitar para deixar as meninas pintarem as unhas ou fazer um penteado? Já os meninos poderão escolher um novo corte de cabelo. Com certeza, a diversão estará garantida.

 

 
Esteja presente

Aproveite todos os momentos que tiver para estreitar os laços com a criança. Evite o uso do celular e da TV enquanto estiver brincando com os filhos, por exemplo. Eles precisam dessa presença e atenção especial. Entre na brincadeira, ou seja, sente no chão, monte brinquedos, corra, jogue bola, brinque de boneca. Faça desse um momento de diversão e interação. Além disso, aproveite para observar cada detalhe do desenvolvimento, afinal, os anos passam rápido.


Texto: Jailde Barreto / Design: Alex Mendes e Gustavo Deip

Fonte: Mães, pais e seus bebês. O que todos os pais precisam saber sobre seus filhos. Dra. Miriam Stoppard. Editora Marco Zero

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (4 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em