Voltar

Aids, a prevenção é um compromisso de todos.

Aids, a prevenção é um compromisso de todos.

Aids, a prevenção é um compromisso de todos.

27 Novembro 2020

A próxima terça-feira, 1º de dezembro, é marcada pela ação mundial que há mais de três décadas tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a prevenção ao HIV e a luta contra a Aids. A médica infectologista da Unimed Limeira, Dra. Camila Pessoa alerta que a população precisa ter um maior compromisso com a prevenção.

A infectologista aponta que apesar de todas as campanhas e informações, mesmo assim a população ainda tem uma percepção equivocada dos riscos de se contrair o HIV. Após o impacto causado nos primeiros anos da doença, hoje as pessoas perderam o medo e não acreditam que podem se contaminar.

“As campanhas precisam ser contínuas com os jovens e população mais vulnerável. O uso do preservativo deve ser algo natural. É de responsabilidade de todos o compromisso com a prevenção”, afirma Camila Pessoa.

Segundo a infectologista, não são todo com com HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) que desenvolvem a Aids (Sindrome da Imunodeficiência Adquirida). Segundo a médica, o HIV é o vírus que causa a doença, a Aids. O vírus ataca as células do sistema imunológico responsáveis por defender o organismo. Nos casos avançados o doente apresenta sintomas e infecções, por exemplo, pneumonia atípica.

“Precisamos falar com os jovens sobre a doença, usar a linguagem deles na rede social e aplicativos de encontro. Esse é um tema urgente para a saúde pública”, conclui a médica.

 

Dra. Camila Pessoa, médica infectologista da Unimed Limeira.

 

Campanha Unimed Limeira - 2020