Durante pandemia aumentam golpes na internet
Durante pandemia aumentam golpes na internet
11 Fevereiro 2021
Preocupada com a segurança dos clientes, funcionários, médicos cooperados, parceiros e a comunidade, a Unimed Limeira alerta sobre os golpes virtuais. Esse crime cresceu 5,2% em 2020 em comparação ao ano anterior, segundo levantamento das empresas de antivírus.
Muitas vezes os golpistas utilizam o nome de empresas para enganar as vítimas. Entre os meios mais usados, os especialistas apontam o WhatsApp, SMS, e-mails, boletos falsificados e sites clonados que se passam por páginas oficiais e pegam as informações dos usuários.
Sempre desconfiar de ofertas com links, não responder mensagens que pedem confirmação de senhas ou dados, não clicar em links desconhecidos e ter um bom antivírus instalado e atualizado são medidas que ajudam a evitar o golpe.
Mais recente, com o início da vacinação da covid-19 no Brasil os criminosos criaram sites fraudulentos que oferecem pré-cadastro da vacinação. Nesse momento roubam os dados e informações das pessoas. É importante identificar as páginas oficiais de empresas públicas ou privadas para evitar a fraude.